Cenibra oferece educação ambiental a 100% dos empregados

17/12/2019 14:12

Perto de completar 30 anos de existência, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Cenibra está com o desafio de alcançar 100% dos empregados, tanto os que trabalham na Fábrica, em Belo Oriente, quanto na área florestal das três regionais: Guanhães, Nova Era e Rio Doce. O PEA desenvolve diversos projetos socioambientais para as comunidades de sua área de atuação, e agora envolverá a totalidade dos empregados próprios da Empresa.

A Educação Ambiental é uma vertente da educação direcionada aos assuntos relacionados à interação homem-ambiente, despertando uma consciência crítica sobre os problemas ambientais. Consiste em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, a qualidade de vida e a sustentabilidade.

01 Foto: Divulgação

 

Atualmente, os programas de educação ambiental oferecidos pelas empresas são uma exigência legal, como medidas mitigadoras ou compensatórias em cumprimento às condicionantes das licenças ambientais emitidas pelos órgãos públicos. No entanto, a Cenibra promove atividades educacionais voltadas para a temática desde 1990, quando se iniciaram as ações de Educação Ambiental na Fazenda Macedônia, associadas à implantação do Projeto Mutum.

Na Cenibra, o PEA no âmbito corporativo tem o objetivo de despertar nos empregados a compreensão da importância da mudança no comportamento, focando em práticas individuais e coletivas de preservação e respeito ao meio ambiente; alertar sobre os impactos das ações e as atitudes incompatíveis com a conservação ambiental; conscientizar sobre as ações da Empresa em relação às questões ambientais; e disseminar a consciência ambiental e o exercício da cidadania.

02 Foto: Divulgação

 

“A Educação Ambiental é ir além de simplesmente atender a normas sociais, legislações, regras e procedimentos da Empresa. É fundamental ser, pensar e agir de acordo com os mais elevados princípios éticos e morais, mesmo que não estejam escritos”, explica Júlio Madeira, técnico de relações institucionais da Empresa.

Na etapa inicial, a CENIBRA está oferecendo aos empregados a palestra “10 Dicas de Sustentabilidade Ambiental”, que discute boas práticas de preservação e respeito ao meio ambiente. São abordados temas como consumo de água, plantio de árvores, combate a incêndios e coleta seletiva, e posteriormente serão distribuídos cartilhas e banners sobre as dicas. Com o decorrer do tempo, mais ações serão implantadas.