Brasil

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Cerimônia marca posse de André Mendonça como ministro do STF

    Para participar da cerimônia foi exigido a apresentação do cartão de vacina ou teste PCR

    Por Plox

    16/12/2021 21h59 - Atualizado há mais de 2 anos

    O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-advogado-geral da União, André Mendonça assumiu nesta quinta-feira (16) a vaga de ministro do Superior Tribunal Federal (STF). 

    A posse ocorreu em uma cerimônia no STF, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, e contou com 59 pessoas, dentre elas, autoridades como os presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Senado Rodrigo Pacheco, e da Câmara Arthur Lira, o procurador-geral da República, Augusto Aras; o vice-presidente Hamilton Mourão, dentre outros. 

    Para participar da cerimônia foi exigido a apresentação do cartão de vacina ou teste PCR. Bolsonaro apresentou teste negativo para Covid-19 e, por isso, pode comparecer à cerimônia de posse. O evento foi fechado à imprensa, que acompanhou a solenidade em um local onde houve a transmissão.

    Veja o vídeo:

     

    A cerimônia foi coordenada pelo presidente da corte, Luiz Fux, e André Mendonça foi acompanhado ao plenário pelo ministro mais novo presente na sessão, Nunes Marques e pelo ministro mais antigo presente também na sessão, Ricardo Lewandowski, tendo em vista que Gilmar Mendes está no exterior. 

    Ao encerrar a cerimônia, André Mendonça falou com os jornalistas credenciados no Supremo e disse que reitera seu compromisso com a democracia, a constituição, ele disse que "primeiro compromisso que eu queria dizer a todos, reiterar na verdade: com a democracia, com os valores da nossa constituição e em especial com a justiça, a justiça enquanto valor ideal que nós todos buscamos. Espero poder contribuir com a justiça brasileira, com o Supremo Tribunal Federal e ser ao longo destes anos um servidor e um ministro que ajude a consolidar a democracia e esses valores e direitos garantidos, que já estão estabelecidos e que vieram a ser estabelecidos no texto da nossa constituição", disse Mendonça.

    Além de reconhecer a importância da imprensa, ele disse que pode contar com seu respeito a todos os jornalistas, afirmando que: "Ao mesmo tempo meu reconhecimento da importância da imprensa nesse processo, vocês são fundamentais para a constituição do nosso país e para a construção da nossa democracia. Contem também com meu respeito e minha defesa irrestrita da liberdade e das prerrogativas do livre exercício dos jornalistas e da imprensa", falou Mendonça com os jornalistas. 

    Como comemoração haverá um culto em uma igreja evangélica em Brasília com a presença de André Mendonça, Jair Bolsonaro e suas respectivas esposas. Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que o definiu como "terrivelmente evangélico". 

    A votação que aprovou Mendonça ao STF ocorreu no plenário do Senado na quarta-feira (1), após quatro meses de espera. E essa espera é apontada nos bastidores da política como uma jogada política de David Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]