Qual é a relação entre a visão e a dor de cabeça?

Se você sofre regularmente de dores de cabeça, você pode estar sofrendo de algum tipo de problema de visão

Por Plox

17/12/2022 14h38 - Atualizado há mais de 1 ano

A visão é tão importante que pode nos alertar sobre problemas em outras áreas do corpo ou mesmo causá-los. Por exemplo, dores de cabeça comuns ou mesmo enxaquecas, razão pela qual as visitas regulares ao oftalmologista são tão importantes. Às vezes quando você trabalha no computador ou visita o cassino e seus jogos de roleta online a visão fica cansada? Deveria pôr atenção.

Foto: divulgação


Se você sofre regularmente de dores de cabeça, você pode estar sofrendo de algum tipo de problema de visão. Existe uma estreita relação entre a saúde de sua visão e as dores de cabeça. Neste post explicamos o que pode ser a causa de seu desconforto e como você deve agir em cada caso.
Por que você precisa ter seus olhos checados, mesmo que eles pareçam saudáveis?
Às vezes podemos pensar que nossos olhos estão perfeitamente saudáveis, pois podemos ver bem e não ter sintomas. No entanto, nem sempre é este o caso. Muitas condições oculares só podem ser detectadas por um exame oftalmológico e, se isso não for feito a tempo, pode ser tarde demais para reverter as consequências. No pior dos casos, a patologia oftalmológica poderia terminar em cegueira.
Avalie cada episódio
As dores de cabeça são um dos problemas mais comuns entre a população. É por isso que tendemos a não lhe dar muita importância. Entretanto, o que pensamos como uma simples dor de cabeça pode na verdade ser um problema visual. Da mesma forma, uma dor de cabeça também poderia ser a fonte de diferentes problemas de visão. É importante, portanto, aprender a distinguir cada tipo de dor e saber o que a causa.
Dor na testa
Este é o sintoma mais comum de um problema de visão não detectado ou não corrigido. Problemas refrativos como miopia, hipermetropia ou astigmatismo fazem com que o paciente esforce seu sistema visual para compensar este defeito e evitar problemas. Este gesto, realizado continuamente, acaba gerando fadiga visual que pode criar desconforto na área da testa. Se este tipo de dor aparecer, um exame oftalmológico é recomendado.
Dor na órbita do olho
O glaucoma agudo é uma doença do sistema visual em que a pressão intra-ocular aumenta acentuadamente, causando desconforto na área do olho e causando dor aguda na parte da cabeça onde se encontra o olho afetado. É uma condição que afeta principalmente as mulheres com mais de 50 anos de idade e requer atenção médica urgente.
Mudanças de visão
Alguns problemas de visão podem ser causados por uma dor de cabeça. Este é o caso do que é conhecido como enxaqueca ocular. Esta é uma doença que, além das dores de cabeça, pode causar visão embaçada, flashes e cintilação, assim como o aparecimento de linhas em ziguezague e ondas em torno de uma área cega. Estes episódios duram no máximo 30 minutos e afetam principalmente adultos na faixa dos 30 e 40 anos. Se você tiver um desses episódios, é de vital importância fazer um exame completo dos olhos para descartar grandes problemas como o descolamento da retina.
Como você pode ver, é importante analisar a relação entre a saúde de seus olhos e as dores de cabeça. Portanto, mantenha-se atualizado com suas consultas oftalmológicas e não hesite em consultar um especialista se você vir ou sentir algo incomum - tempo é dinheiro quando se trata de saúde!
 

Destaques