Papa Francisco celebra 87 anos com festividades no Vaticano
Pontífice argentino é um dos mais idosos na história da Igreja Católica; celebração ocorre em meio a desafios de saúde
Por Plox
17/12/2023 13h29 - Atualizado há mais de 1 ano
Neste domingo, 17, o papa Francisco completa 87 anos, marcando a ocasião com uma celebração que reúne mais de 200 famílias no Vaticano. A festividade, embora não comum na tradição vaticana, se tornou uma prática durante seu pontificado, reunindo autoridades e fiéis de diversas partes do mundo para homenageá-lo.

Francisco, nascido na Argentina e líder jesuíta, já figura como um dos pontífices mais idosos registrados na história da Igreja Católica. Superando a longevidade de muitos de seus antecessores, o último papa a viver mais que ele foi Leão 13, falecido aos 93 anos em 1903.
A manhã de celebração iniciou na Sala Paulo VI, próxima à residência pessoal de Francisco no Vaticano. O evento, organizado pelo Dispensário Santa Marta, um centro pediátrico centenário da Santa Sé, incluiu apresentações artísticas e, naturalmente, um bolo de aniversário. Seguiu-se a tradicional oração de Angelus, recitada pelo pontífice da janela do Palácio Apostólico.
Contudo, as comemorações ocorrem em um contexto de desafios para a saúde do papa. Francisco enfrenta problemas nos joelhos, frequentemente utilizando uma cadeira de rodas, e recentemente cancelou sua participação na Cúpula do Clima da ONU em Dubai devido a uma complicação pulmonar. Apesar desses contratempos, ele manteve uma agenda internacional ativa, com cinco viagens em 2023 e planos para visitar a Bélgica, a Polinésia e a Argentina.
Em uma recente entrevista à emissora de TV mexicana N+, Francisco expressou seu desejo de ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, ao invés do Vaticano. Ele também enfatizou sua disposição em renunciar ao papado, se necessário, embora ressalte que isso não deve se tornar uma prática recorrente.
Paralelamente às celebrações, o Vaticano enfrenta questões judiciais. Neste fim de semana, o cardeal Angelo Becciu, antigo colaborador de Francisco e ex-prefeito na Congregação para as Causas dos Santos, foi condenado a 5 anos e meio de prisão por fraude financeira pelo Tribunal do Vaticano. Becciu foi uma figura central na Secretaria de Estado do Vaticano de 2018 a 2020.