Tempestade devastadora em Buenos Aires ameaça chegar ao Brasil
Chuva intensa causa estragos na capital argentina, com previsão de impacto no sul do Brasil.
Por Plox
17/12/2023 17h01 - Atualizado há mais de 1 ano
Uma tempestade severa atingiu Buenos Aires e seus arredores na madrugada de domingo (17), entre 2h e 4h, causando danos significativos. Ventos fortes arrastaram aviões, fecharam o aeroporto local e resultaram em um rastro de destruição. No hipódromo da cidade, a queda de uma estrutura durante uma festa feriu pelo menos 15 pessoas.

2. Efeitos Potenciais no Brasil e Alertas do Inmet
Enquanto o Brasil enfrenta uma onda de calor, mudanças climáticas são previstas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que a mesma tempestade que devastou Buenos Aires poderia atingir o sul do Rio Grande do Sul com intensidade. Além disso, há previsão de chuvas fortes em quase toda a região Nordeste até sexta-feira (22), iniciando na terça-feira (19) no sul da Bahia e progredindo para o interior.
3. Desastre e Resposta em Buenos Aires
Na Argentina, ventos de até 150 km/h causaram pelo menos 13 mortes e vários feridos em Bahía Blanca, sul da província de Buenos Aires, com o desabamento do teto de um clube durante um evento esportivo. Nas redes sociais, circularam vídeos de aviões da Aerolíneas Argentinas sendo arrastados pelo vento no Aeroparque. O governo de Javier Milei expressou condolências às famílias das vítimas e recomendou que a população permanecesse em casa.