Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Malafaia critica prisão de Braga Netto e avisa Moraes: "Vai chegar sua vez"

Pastor afirma que detenção do general é "imoral, ilegal e mancha o Judiciário", além de apontar perseguição política no Brasil

17/12/2024 às 15:54 por Redação Plox

O pastor Silas Malafaia classificou como "absurda e vergonhosa" a prisão do general Walter Braga Netto, ex-vice de chapa de Jair Bolsonaro, ex-ministro da Defesa e ex-chefe da Casa Civil. Para o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), a medida representa "a maior perseguição política da história do Brasil". As declarações foram feitas nesta segunda-feira (16), em um vídeo publicado nas redes sociais de Malafaia.

Silas Malafaia Foto: Frame de vídeo / YouTube / Silas Malafaia

De forma enfática, o pastor iniciou suas considerações citando Hebreus 13:6, um versículo bíblico que, segundo ele, guia suas decisões. O trecho diz: “O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que o homem me possa fazer.”

Críticas à prisão de Braga Netto

Malafaia direcionou suas críticas diretamente à prisão do general, ocorrida no último sábado (14). Braga Netto foi detido sob a acusação de tentativa de obstrução de Justiça. O motivo seria uma conversa entre ele e o pai de Mauro Cid, Mauro Cesar Lourena Cid, sobre a delação premiada feita por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

O pastor argumentou que o diálogo entre os dois generais aconteceu há mais de um ano e meio e, por isso, não pode ser considerado "fato novo" ou "fato concreto", requisitos necessários para a prisão preventiva, conforme o Código de Processo Penal.

“Conversa entre dois generais de um ano e meio atrás não é fato novo, nem tampouco é fato concreto. Conversa não é fato concreto, não tem materialidade, onde é que está que Braga Netto tentou impedir? (…) Esse inquérito foi concluído há mais de dez dias, indiciando mais de 30 pessoas e enviado ao MP. Como alguém agora pode ser preso por obstrução de uma investigação que já foi concluída? A prisão de Braga Netto é imoral, ilegal e mancha o Judiciário”, afirmou Malafaia.

Fundamentação jurídica

Para reforçar suas críticas, o pastor citou a análise de Rodrigo Chemin, professor de mestrado em direito penal e PhD em Direito. Segundo Chemin, a prisão preventiva exige "existência concreta de fatos novos ou contemporâneos" que justifiquem a aplicação da medida. O argumento tem como base a Lei 13.964 de 2019, que alterou o Código de Processo Penal (CPP). Malafaia utilizou essa análise para argumentar que a prisão de Braga Netto não atende aos requisitos legais.

Críticas ao STF e Alexandre de Moraes

Silas Malafaia não poupou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente ao ministro Alexandre de Moraes. Para ele, o STF se tornou uma "confraria de amigos para proteger o ditador da toga". O pastor encerrou o vídeo com uma mensagem direta a Moraes, afirmando que o magistrado ainda "vai acertar contas com Deus ou com o povo".

“Eu quero declarar em nome de Jesus, Alexandre de Moraes, vai chegar a sua vez. Ou pelo supremo poder de uma nação, que é o povo, ou pelo Supremo Poder do Universo, que é Deus. Quando os homens pensam que estão em segurança vem repentina destruição. Deus é o Supremo Juiz, e você vai acertar contas ou com o povo, ou com Deus”, advertiu o pastor.

Compartilhar a notícia

Veja também
aaaa
POLíTICA

TSE multa comentarista da Jovem Pan em R$ 30 mil por ofensa a Janja

Os argumentos da influenciadora foram vistos pelo TSE como uma tentativa de influenciar o resultado das eleições, mirando depreciar a imagem de Lula por meio de ataques à sua esposa

POLíTICA

STJ decide que relação entre homem de 20 anos e menina de 13 anos não configura estupro de vulnerável

Decisão polêmica marca novo entendimento da Sexta Turma do STJ, que já havia absolvido outro homem em caso semelhante envolvendo uma criança de 12 anos

Deputados querem anular decreto que amplia atuação de Janja no Planalto
POLíTICA

Deputados querem anular decreto que amplia atuação de Janja no Planalto

Oposição se mobiliza para barrar medida que formaliza presença da primeira-dama em estrutura oficial do governo

Lideranças de Córrego Novo se unem em parceria com deputada Rosângela Reis para garantir novos investimentos
POLíTICA

Lideranças de Córrego Novo se unem em parceria com deputada Rosângela Reis para garantir novos investimentos

Representantes do município se reuniram com a parlamentar em Ipatinga para articular recursos e obras prioritárias

para você
rodrigo faro
LAZER

Karine Rayne, a revelação da música do Vale do Aço, participa do programa Hora do Faro

Cantora conta sobre os desafios enfrentados durante a pandemia e como encontrou forças para voltar a cantar

Foto: Divulgação/DJI
GERAL

Número de ‘drones’ registrados cresce em todo território nacional, segundo dados da Anac

Em Minas Gerais os registos dos veículos não tripulados aumentaram em 18,8% de 2020 para 2021

michel
FAMOSOS

Michel Teló surpreende Thais Fersoza com renovação de votos em público

Casal celebra amor no palco do Carnaval

Primeira parcela do 13º do INSS começa a ser paga nesta sexta para quem ganha acima do mínimo
ECONOMIA

Primeira parcela do 13º do INSS começa a ser paga nesta sexta para quem ganha acima do mínimo

Beneficiários que recebem mais de um salário mínimo terão valores creditados até o dia 8 de maio, conforme o dígito final do NIS