Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

STJ julga processos da Lava Jato e pode beneficiar Dirceu, Cabral e Palocci

Ações que envolvem os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci e o ex-governador Sérgio Cabral serão analisadas nesta terça-feira; julgamento pode levar à anulação de processos.

17/12/2024 às 12:14 por Redação Plox

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza nesta terça-feira (17) uma sessão decisiva para os rumos de processos relacionados à Operação Lava Jato. Com a relatoria da ministra Daniela Teixeira, a Quinta Turma do tribunal julgará 16 ações, algumas das quais envolvem figuras de destaque, como os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci e o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

A relatora já sinalizou, em julgamentos anteriores, uma postura favorável à anulação de casos ligados à Lava Jato. Esse posicionamento segue o entendimento do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou imprestáveis as provas oriundas da delação da Odebrecht, argumentando que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) poderia questionar o tribunal caso não seguisse essa diretriz.

Situação de José Dirceu
Dos 16 processos a serem analisados, três estão diretamente relacionados ao ex-ministro José Dirceu, que foi chefe da Casa Civil no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dirceu busca extinguir as ações que ainda tramitam contra ele.

Em um dos casos, a defesa de Dirceu solicita o reconhecimento da prescrição de uma ação em que ele era acusado de lavagem de dinheiro. Outro processo refere-se a uma tentativa de arquivamento de uma ação em que foi absolvido na primeira instância de Curitiba, mas que teve recurso do Ministério Público Federal (MPF). Nessa ação, Dirceu é acusado de ter lavado dinheiro de propina das empreiteiras UTC e Engevix.

O advogado de José Dirceu, Roberto Podval, afirmou que não se manifestará antes da decisão do STJ.

No Supremo Tribunal Federal (STF), Dirceu obteve uma vitória recente. Em outubro, o ministro Gilmar Mendes anulou todas as condenações impostas pelo ex-juiz e atual senador Sergio Moro contra o ex-ministro. Essas decisões, ocorridas entre 2016 e 2017, resultaram em penas que somavam 34 anos de prisão (23 anos em uma e 11 anos em outra). A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu dessa anulação, e a questão será julgada pela Segunda Turma do STF.

José Dirceu, em abril de 2024 , em sessão solene no Congresso — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Processo de Antonio Palocci
Outro personagem de peso envolvido na sessão do STJ é Antonio Palocci. A defesa do ex-ministro solicita a liberação de parte de seus bens que foram bloqueados pela Justiça, no valor de R$ 35 milhões. Em abril, a Justiça Federal já havia liberado seis imóveis e cinco veículos do ex-ministro e de sua empresa, a Projeto Consultoria, que haviam sido confiscados durante a Lava Jato.

Palocci foi preso em 2016 e permaneceu detido por mais de dois anos. Ele chegou a ser condenado pelo então juiz Sergio Moro a mais de 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas, em 2021, o STJ anulou essa sentença.

Recurso contra a retirada de tornozeleira de Sérgio Cabral
Outro ponto de destaque do julgamento será a análise de um recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra a retirada da tornozeleira eletrônica do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. A retirada foi determinada monocraticamente pela ministra Daniela Teixeira, mas o MPF recorreu, o que leva a questão para o julgamento colegiado.

Segundo a advogada de Cabral, Patrícia Proetti, "a ministra Daniela Teixeira concedeu a retirada da tornozeleira monocraticamente e o MPF recorreu. O recurso será julgado".

Outros réus e ações da Lava Jato
Além de Dirceu, Palocci e Cabral, a pauta do STJ inclui processos de outros réus famosos da Lava Jato, como a doleira Nelma Kodama, o lobista Júlio Camargo e o operador financeiro Adir Assad. As demandas variam desde pedidos de progressão de pena até solicitações de transferência de processos para outras jurisdições, além da Justiça Federal no Paraná.

Alguns réus argumentam que os juízes que atuaram na 13ª Vara Federal de Curitiba — o ex-juiz Sergio Moro e a juíza Gabriela Hardt — agiram de forma parcial, o que justificaria a anulação de suas condenações.

Composição e dinâmica do julgamento
A Quinta Turma do STJ, que julgará os casos, é composta pelos ministros Daniela Teixeira (relatora), Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas, Joel Ilan Paciornik e Messod Azulay Neto. Esse colegiado é responsável por analisar processos de natureza criminal.

A sessão está marcada para começar às 13h e contará, na maior parte dos processos, com a sustentação oral das defesas, quando os advogados têm a oportunidade de argumentar diretamente perante os magistrados.

Compartilhar a notícia

Veja também
Candidatura de Dandara segue indefinida às vésperas da eleição do PT em Minas
POLíTICA

Candidatura de Dandara segue indefinida às vésperas da eleição do PT em Minas

Diretório nacional deve decidir nesta terça-feira o futuro da deputada na disputa pela presidência estadual do partido

Ciro Gomes
POLíTICA

Ciro Gomes diz que PT esconde corrupção de governo Lula e incompetência de Dilma

Ex-ministro do governo Lula e ex-governador do Ceará reiterou todas as críticas e acusações

Atentados aos Três Poderes, 08 de janeiro, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo
POLíTICA

Metade dos presos pelos ataques golpistas em Brasília recebeu auxílio emergencial, diz MPF

Dados de grupo técnico do Ministério Público mostra que maioria dos detidos são homens e tem entre 36 e 55 anos. PGR já denunciou 835 pessoas.

Lula inicia visita oficial à França com agenda diplomática e econômica
POLíTICA

Lula inicia visita oficial à França com agenda diplomática e econômica

Presidente passará por quatro cidades francesas e deve firmar acordos estratégicos com Emmanuel Macron

para você
Anvisa corre para importar antídoto contra metanol após surtos de intoxicação
SAúDE

Anvisa corre para importar antídoto contra metanol após surtos de intoxicação

Após aumento de casos relacionados a bebidas adulteradas, agência busca Fomepizol fora do país para conter emergências de saúde

Bombeiros de MG passam a monitorar incêndios com imagens de satélite e internet via Starlink
GERAL

Bombeiros de MG passam a monitorar incêndios com imagens de satélite e internet via Starlink

Nova sala operacional permitirá acompanhar focos de calor em tempo real e agilizar resposta em áreas remotas com uso de drones e geoprocessamento

vôlei
ESPORTES

Usipa é apta a receber destinação do Imposto de Renda

Projetos esportivos realizados no clube estão entre as opções

rtgf
LAZER

"Oppenheimer" domina o Oscar 2024 como melhor filme e outras seis estatuetas

Christopher Nolan, Cillian Murphy e Robert Downey Jr. destacam-se entre os premiados da edição