Política

Lula anuncia sanção de lei que torna música gospel patrimônio nacional

Em reunião ministerial na Granja do Torto, presidente indica que deve sancionar na próxima semana projeto que reconhece música gospel como patrimônio nacional, em gesto visto como aproximação ao eleitorado evangélico e movimento político para 2026

17/12/2025 às 13:12 por Redação Plox

De olho nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um gesto simbólico ao eleitorado evangélico nesta quarta-feira (17), durante a abertura da última reunião ministerial do ano, na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Foto: Presidência


Lula promete sancionar lei que reconhece música gospel como patrimônio nacional

Lula anunciou que, na próxima semana, pretende sancionar o projeto de lei que reconhece a música gospel como patrimônio nacional. A sinalização ocorre em meio à tentativa do governo de se aproximar de segmentos evangélicos, que tiveram peso relevante nas últimas disputas presidenciais.

Ao comentar o tema, o presidente fez uma brincadeira com o advogado-geral da União, Jorge Messias, que é evangélico e foi indicado por ele para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na semana que vem, você [Messias] pode estar preparado, porque, além de ser ministro da Suprema Corte, você vai poder cantar música gospel dentro do Palácio do Planalto

Luiz Inácio Lula da Silva

Aproximação com o eleitorado evangélico

O gesto ocorre em um contexto em que o Planalto busca reduzir resistências entre lideranças religiosas e abrir canais de diálogo com bases evangélicas. A sanção da proposta é tratada internamente como um movimento político importante na largada de 2026, ainda que com caráter simbólico.

A reunião ministerial desta quarta-feira marcou o encerramento da agenda de encontros do primeiro escalão do governo em 2025, na capital federal, e serviu também para alinhavar estratégias políticas e prioridades para o próximo ano legislativo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a