Extra

Motorista desaparece após carro ser arrastado por enxurrada em Guarulhos

Veículo foi lançado em córrego no bairro do Taboão durante forte chuva; buscas do Corpo de Bombeiros foram retomadas nesta quarta (17) enquanto Defesa Civil contabiliza ao menos sete mortes em dezembro no estado

17/12/2025 às 08:57 por Redação Plox

Um motorista está desaparecido após ter o carro arrastado pela enxurrada e lançado em um córrego durante a forte chuva que atingiu Guarulhos, na Grande São Paulo, na tarde de terça-feira (16). As equipes do Corpo de Bombeiros retomaram as buscas na manhã desta quarta-feira (17).

De acordo com a Defesa Civil, ao menos sete pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado de São Paulo em dezembro. As ocorrências foram registradas em diferentes municípios,


Bombeiros procuram por desaparecidos em deslizamento em Guarulhos, na Grande SP, na noite desta terça-feira (16).

Bombeiros procuram por desaparecidos em deslizamento em Guarulhos, na Grande SP, na noite desta terça-feira (16).

Foto: Reprodução/TV Globo

Carro arrastado em córrego no bairro do Taboão

O veículo desapareceu em um córrego que corta o bairro do Taboão e passa por baixo de várias casas da região até desaguar no Rio Tietê. Segundo informações dos bombeiros, testemunhas relataram ter visto duas pessoas dentro do carro no momento em que ele foi levado pela água.

O automóvel, um utilitário leve branco, acabou ficando parado próximo a uma casa construída sobre a estrutura do córrego. Moradores da região contaram que uma cerca de proteção de metal, que deveria separar a rua do curso d’água, já estava caída havia algum tempo.

Uma moradora que estava no local por volta das 17h30 disse que alguns vizinhos correram para tentar abrir a porta do veículo logo após a queda, mas, quando conseguiram acesso ao interior, não havia mais ninguém dentro.

Para facilitar as buscas, os bombeiros utilizam uma retroescavadeira para remover o lixo acumulado no córrego e limpar a área, ampliando o campo de visão e o acesso ao leito do curso d’água.

Sete mortes registradas em dezembro no estado

No início de dezembro, a Defesa Civil do Estado de São Paulo contabiliza pelo menos sete mortes relacionadas às fortes chuvas em diferentes cidades paulistas.

As duas ocorrências mais recentes foram confirmadas em Ilhabela, no litoral norte. As vítimas são um homem arrastado pela correnteza e outro que morreu soterrado após o desabamento de um muro que dividia dois terrenos e não suportou o volume de água.

Segundo a Defesa Civil, as mortes registradas até agora são:

1. 10/12/25 – Campos do Jordão – deslizamento / Vítima: um homem

2. 10/12/25 – São Paulo (Zona Leste) – queda de muro / Vítima: uma mulher

3. 12/12/25 – Guarulhos – queda de árvore / Vítima: uma mulher

4. 13/12/25 – Juquitiba – descarga elétrica / Vítima: um homem

5. 14/12/25 – Bauru – escorregou, caiu no rio e foi arrastado / Vítima: um homem

6. 16/12/25 – Ilhabela – queda de muro

7. 16/12/25 – Ilhabela – correnteza / Vítima: um homem

Alerta de temporais no litoral e no interior

Além de Ilhabela, a chuva também foi intensa em São Sebastião. Na tarde de terça-feira (16), a Defesa Civil estadual emitiu um alerta de chuva forte para moradores da região litorânea, com orientação para que a população busque abrigo seguro e evite áreas de risco, como encostas e margens de rios e córregos.

O alerta integra uma série de avisos do órgão estadual devido à atuação de áreas de instabilidade sobre São Paulo. Essas condições têm provocado chuvas intensas e persistentes em várias regiões, com ocorrência de raios, ventos fortes e, em alguns pontos, queda de granizo isolado.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a