Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Temporal alaga ruas em Coronel Fabriciano e Vale do Aço segue sob alerta de grande volume de chuva
Bairros como Belvedere, Surinan, Caladão, São Domingos, Alipinho e Ptyra registram alagamentos após forte chuva; SIMGE/IGAM emite alerta de até 80 mm para o Vale do Aço e autoridades reforçam orientações de segurança
17/12/2025 às 15:20por Redação Plox
17/12/2025 às 15:20
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um forte temporal surpreendeu moradores de Coronel Fabriciano no início da tarde desta quarta-feira (17). Segundo Defesa Civil, municipal, em 45 minutos, foram registrados 45,6 mm de chuva. Vídeos feitos por moradores mostram que em poucos minutos, bairros como Belvedere, Surinan, Caladão, São Domingos, Alipinho, entre outros, registraram grande volume de água, provocando alagamentos em diversas vias. Na Avenida Ika, no bairro Ptyra, a situação foi ainda mais crítica. A via ficou tomada pela lama que desceu da Rua Anga, comprometendo o trânsito e gerando transtornos para motoristas e pedestres. Confira na Live.
Por meio de nota a administração municipal de Coronel Fabriciano informou o seguinte:
"A Prefeitura de Fabriciano, por meio da Defesa Civil, informa que, em decorrência das chuvas registradas no município, o nível do Ribeirão caladão apresentou leve elevação, sem sair da calha. De acordo com o monitoramento realizado, não houve transbordamento do córrego. Na rua Manoel Altino, no bairro Belvedere teve um ponto com acúmulo de água, mas já está sendo feita uma avaliação técnica no sistema de drenagem. Até o momento foram registrados 45,6 mm de chuva em 45 min. Até o momento, não há registro de ocorrências relacionadas às chuvas. A situação segue sendo monitorada."
Foto: Rede Social
Chuvas repetem cenário de transtornos um ano depois
O temporal ocorre exatamente um ano após um episódio semelhante que deixou vários bairros de Coronel Fabriciano submersos. Na ocasião, a chuva intensa que atingiu a cidade em poucas horas causou alagamentos expressivos em ruas e residências, além de um rastro de prejuízos materiais.
De acordo com a Defesa Civil, naquele evento, em apenas 45 minutos o volume de chuva chegou a 70 mm, ultrapassando 80 mm ao longo da noite, evidenciando o potencial destrutivo das precipitações concentradas em curto período.
Alerta de chuva intensa para o Vale do Aço
O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE/IGAM) emitiu alerta para a região do Vale do Aço, com previsão de chuva entre 60 mm e 80 mm, válida desta quarta-feira (17/12) até às 10h de quinta-feira (18/12).
Foto: SIMGE/IGAM
A tendência para os próximos dias é de tempo instável na região, com possibilidade de novas pancadas de chuva, variando entre 20 mm e 40 mm entre quinta-feira (18/12) e sexta-feira (19/12), com validade até às 10h de sábado (20/12).
Foto: SIMGE/IGAM
Orientações e contatos de emergência
A recomendação é de atenção redobrada por parte dos moradores das áreas mais suscetíveis a alagamentos e deslizamentos. Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente os órgãos competentes.
Os contatos para situações de risco são: Defesa Civil, pelos números 199 ou (31) 3829-8181, e Corpo de Bombeiros, pelo 193.