Marciano ampliou horizonte da música sertaneja

Cantor morreu nesta sexta-feira (18) no estado de São Paulo

Por Plox

18/01/2019 15h46 - Atualizado há mais de 5 anos

Ainda ontem chorei de saudade, mais que o trecho de um de seus sucessos, uma referência sobre ele a partir de sua morte, dada nesta sexta-feira (18) no estado de São Paulo. 

José Marciano ou simplesmente Marciano, aumentou a repercussão da música sertaneja no país, levando o estilo musical para além do interior.  Nascido em Bauru, em 1 de abril de 1951, já falava aos amigos que seria um cantor famoso. Foi além disso e se eterniza também como compositor. Fio de Cabelo, um clássico do gênero, é uma música de sua autoria, letrada por Darci Rossi. 

Marciano conheceu João Mineiro, que viria a ser seu parceiro, aos 16 anos,  na região metropolitana de São Paulo. A dupla João Mineiro & Marciano atingiu o ápice entre 1970 e 1990, com músicas como “Seu Amor Ainda É Tudo”, “Aline”, “Se Eu Não Puder Te Esquecer”, “Ainda Ontem Chorei de Saudade”, e muitas outras, grande parte compostas por Marciano.

marciano

Ao todo, foram cerca de 150 composições gravadas por ele mesmo ou por outros diversos outros artistas.

Sucessos foram muitos, como “Esta Noite Como Lembrança”, “Paredes Azuis”, “Crises de Amor”, “No Mesmo Lugar (Coisa Estranha)”, e “A Bailarina”. 

 

Resultado de imagem para josé marciano

Depois, Marciano de juntou a Milionário, da antiga dupla com José Rico. Juntos se apresentaram em diversas ocasiões.

Eterniza-se agora o verso, composto por  Moacyr Franco, mas imortalizado por Marciano: ainda ontem chorei de saudade. 

Este deixará saudades sim, na voz sutilmente rasgada, uma trilha sonora dos amantes, envoltos em  paixões efêmeras ou profundas. 

Fica o espólio das composições, pilhado pela morte e nos oferecido para o deleite dos que desejam expressar seus sentimentos de forma simples e direta.  Tal como a frase Seu Amor Ainda é Tudo.

Destaques