Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Especialista dá dicas de como tirar as finanças do vermelho durante a pandemia

Thiago Martello revela pontos importantes que podem salvar a vida financeira de muitas famílias nesse período instável

18/01/2022 às 19:56 por Redação Plox

Durante a pandemia, a saúde financeira de várias famílias brasileiras entrou em risco por diversos motivos diferentes. Desde a falta de empregos no país, até a alta nos preços de qualquer produto no mercado. São diversos os fatores que contribuem para esse cenário. 

De acordo com Thiago Martello, especialista e agente autônomo de investimentos, existem algumas maneiras para se precaver ou superar esses momentos, começando com a análise de tudo o que é cobrado de forma automática, mas teve seu uso reduzido durante o período de Covid. "O isolamento fez do home office uma obrigatoriedade no estilo de trabalho. Com isso, a utilização de dados móveis nas redes 3G ou 4G diminuiu e as pessoas passaram a utilizar mais a internet fixa (wi-fi) de casa. Portanto, alguns indivíduos podem reduzir o valor desse pacote de telefonia móvel", relata.

Além disso, serviços como TV a cabo e streaming de filmes e músicas podem tomar grande parte do orçamento e serem pouco aproveitados. "São serviços que muitas vezes colocamos para cobrança automática ou no cartão de crédito. Com frequência, essas cobranças caem no esquecimento e os pacotes não são utilizados em sua totalidade", revela o especialista.

Também é possível tentar renegociar outros serviços, como plano de saúde, aluguel e financiamento da casa, criando uma portabilidade de dívida ou atualizando sua taxa de juros para um valor menor, reduzindo o montante daquelas contas.

Com o advento da tecnologia diversas atividades se tornaram rotineiras, mas algumas delas acabam trazendo despesas enormes a longo prazo. É o caso dos aplicativos de Delivery, por exemplo. Martello acredita que é necessário criar uma rotina de planejamento. "Para economizar, é indicado se organizar no final de semana pensando nas principais refeições que serão realizadas durante a semana e deixar os alimentos pré-preparados, pois a rotina nos dias úteis costuma ser mais corrida. Desta forma, o bolso e alimentação estarão saudáveis", pontua.

Já para os apps de transporte, o educador financeiro vê a necessidade de uma readequação da sociedade, usando meios alternativos que ajudem a fechar a conta no fim do mês. "Vale levar em consideração que de R$7,00 em R$7,00 uma tonelada de dinheiro gasto é formada durante um período. Adiante-se para ir aos compromissos marcados, utilize transporte público ou meios alternativos como patinete ou bicicleta, ou até mesmo uma carona com um colega", detalha.

Em situações em que a economia está mais abalada, o especialista sugere que a família faça uma busca pelos itens que não são mais usados e podem ser vendidos. "Vasculhe e separe tudo o que não foi usado nos últimos seis meses e está em bom estado, como roupas e eletrodomésticos que outras pessoas possam comprar. Com isso, é possível iniciar o processo de tirar fotos e anunciar nas redes sociais ou em sites especializados. Também é possível vender os dias de férias disponíveis para a empresa em que você trabalha. Normalmente, ao realizar essas ações, é feita uma injeção de capital considerável para todos os integrantes do lar, que pode ser um “salvador” nas contas mensais ou até mesmo para pagar alguma dívida em atraso", finaliza.

Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

4×3: Temer critica proposta e aponta desafios para trabalhadores

Ex-presidente diz que modelo pode levar brasileiros a buscar novos empregos

Comércio de Ipatinga seguirá aberto aos domingos mesmo com nova portaria do governo
ECONOMIA

Comércio de Ipatinga seguirá aberto aos domingos mesmo com nova portaria do governo

Nova regra que entra em vigor em julho mantém necessidade de convenção para feriados, mas não altera funcionamento dominical

Sebrae abre inscrições para programa que impulsiona pequenos negócios  da região do Rio Doce e Vale do Aço
ECONOMIA

Sebrae abre inscrições para programa que impulsiona pequenos negócios da região do Rio Doce e Vale do Aço

Micro e pequenas empresas do Rio Doce e Vale do Aço têm acesso gratuito a consultorias e soluções personalizadas para aumentar a produtividade

ECONOMIA

Senado avança com indicação de Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central

Indicação do governo Lula foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos e segue em regime de urgência para votação no plenário.

para você
Vasco reage após gol relâmpago e empata com Atlético-MG no Brasileirão
ESPORTES

Vasco reage após gol relâmpago e empata com Atlético-MG no Brasileirão

Gabriel Menino marca aos 38 segundos, Vegetti empata de pênalti e Everson evita virada com defesas decisivas

Nunes Bar é bicampeão do Comida di Buteco Vale do Aço; Plox recebe os 3 primeiros colocados
LAZER

Nunes Bar é bicampeão do Comida di Buteco Vale do Aço; Plox recebe os 3 primeiros colocados

Família celebra título com petisco inspirado em tradição de churrasco e leva ainda outros prêmios da competição

Postagens em viagens levam estudante a perder bolsa
EDUCAçãO

Postagens em viagens levam estudante a perder bolsa

Universitária de Anápolis teve benefício suspenso após divulgar passeios internacionais em redes sociais

Lula indica Jorge Messias para o STF após saída de Barroso
POLíTICA

Lula indica Jorge Messias para o STF após saída de Barroso

Indicação fortalece base do governo e busca aproximar Lula do eleitorado evangélico, em meio à movimentação política no Supremo.