Aumentam as denúncias de abuso sexual contra líder espiritual em Socorro

Jessey Maldonado Monteiro, conhecido como "João de Deus de Socorro", é preso após relatos de abusos em centro espiritual

Por Plox

18/01/2024 16h03 - Atualizado há mais de 1 ano

A Polícia Civil de Socorro, em São Paulo, registrou um aumento no número de vítimas que acusam o líder espiritual Jessey Maldonado Monteiro, de 49 anos, de abusos sexuais. Até o momento, 14 mulheres formalizaram denúncias contra ele, suspeito de praticar os abusos durante sessões espirituais em um centro de umbanda. As suspeitas indicam que mais vítimas podem surgir.

Reprodução/TV Bandeirantes

Modus Operandi dos Abusos Entre os relatos, as vítimas descrevem que Jessey oferecia um copo d'água "essencial" para a terapia e aplicava grande quantidade de óleo nas partes íntimas, além de forçar contato físico inapropriado. A delegada Leise Silva, responsável pelo caso, mencionou a possibilidade de outras 15 vítimas que ainda não se apresentaram à delegacia. A operação policial foi batizada de “João de Deus Socorrense”, em referência ao caso similar de Abadiânia (GO).

Detalhes da Prisão e Evidências Jessey Maldonado foi detido na segunda-feira (15/1), e a polícia apreendeu diversos itens em sua residência, incluindo brinquedos sexuais, seringas, câmeras, medicamentos e armas de fogo. Além de sua atuação como líder espiritual, ele trabalhava no setor de radiologia da Santa Casa de Socorro, onde também há indícios de abusos.

Relatos de Vítimas e Investigação A advogada Jéssica Toledo, que representa algumas das vítimas, compartilhou com o Metrópoles parte dos relatos. Um caso envolve uma menor de idade que teria sido abusada durante um exame de radiografia na Santa Casa de Socorro. A maioria dos abusos ocorria no centro de umbanda, onde Jessey alegava ter "poderes superiores" de cura. Há relatos de abusos desde 2015, e a polícia investiga a possibilidade de ele ter dopado suas vítimas.

Destaques