Defesa Civil de SP renova alerta de chuvas fortes e aciona Gabinete de Crise para domingo e segunda

Órgão estadual prevê temporais entre os dias 17 e 19, com domingo (18) e segunda-feira (19) como períodos mais críticos, e mobiliza Gabinete de Crise para monitorar riscos de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores em diversas regiões paulistas.

18/01/2026 às 10:13 por Redação Plox

A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta meteorológico para chuvas intensas em todo o território paulista entre sábado (17) e segunda-feira (19). Para os dias apontados como mais críticos — domingo (18) e segunda (19) — o órgão informou que vai mobilizar o Gabinete de Crise para reforçar o monitoramento e agilizar a resposta a ocorrências.

São Paulo tem sofrido com fortes chuvas

São Paulo tem sofrido com fortes chuvas

Foto: Redes Sociais


O que está previsto

Os órgãos de monitoramento indicam chuva com moderada a forte intensidade, podendo vir acompanhada de raios, ventos intensos e granizo isolado. Esse cenário aumenta o risco de alagamentos, enchentes, deslizamentos, além de queda de árvores e possíveis impactos na rede elétrica.

Onde o risco é maior

De acordo com o mapeamento divulgado, as áreas classificadas com risco muito alto incluem: Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e a região de Itapeva, além das regiões de Campinas e Sorocaba.

Outras regiões aparecem com risco alto, como Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Ribeirão Preto e Franca.

Gabinete de Crise: o que muda

O Gabinete de Crise é uma operação de articulação para concentrar informações e acelerar decisões em situações de tempo severo, com foco em pronta resposta (como ocorrências de enchente, deslizamento e quedas de árvores). Para este episódio, a ativação informada é para domingo (18) e segunda (19).

Orientações rápidas para a população

  • Evite áreas alagadas e não tente atravessar ruas com enxurrada.

Em caso de vento forte, não se abrigue sob árvores e evite ficar perto de estruturas metálicas.

Se for seguro, desligue aparelhos da tomada e, em situações de risco, o quadro geral de energia.

Para emergências e orientações: Defesa Civil (199) e Bombeiros (193).

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a