AVC: saiba quais são os sinais de alerta para a doença cardiovascular que mais mata no país

O cardiologista Thiago Oliveira, menciona os principais sintomas

Por Plox

18/02/2019 13h29 - Atualizado há cerca de 5 anos

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. E o AVE – acidente vascular encefálico, popularmente conhecido como AVC – é a principal delas. O AVC isquêmico, por exemplo, – causado pelo entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro é responsável,  segundo o Ministério da Saúde, por 85% de todos os casos. Já o AVC hemorrágico causa sangramento no cérebro por conta do rompimento dos vasos e é responsável por 15 %.. No entanto, os sinais são os mesmos em ambos os casos. O cardiologista Thiago Oliveira, menciona os principais sintomas. 

“Uma dor de cabeça intensa, progressiva, contínua que que não melhora por nada. Ou paciente começa a falar embolado (enrolado) de uma hora para outra -  frases que não consegue articular. Ou um desvio de canto da boca para um lado.  Além disso pode ter diminuição da força de braços e pernas. De uma hora para outra ele pode perder a visão abrupta. Tonteira a nível de não conseguir fazer caminhadas...”

saude(Foto: divulgação/ Agência Brasil)

Vale lembrar que os sintomas aparecem de forma inesperada, não são gradativos. Geralmente, mulheres que já passaram pela menopausa têm mais risco de sofrer um AVC devido a ausência ou diminuição dos níveis do hormônio estrogênio. Mas os riscos também estão associados a doenças crônicas, e a outros fatores como a idade, por exemplo. É o que esclarece o cardiologista.  

“São as comorbidades como hipertensão – que é a principal quase um terço dos pacientes que tem Acidente Vascular Encefálico tendem a ter hipertensão. Outras comorbidades:  pacientes que têm diabetes, pacientes com dislipidemia – níveis de colesterol e triglicérides elevados; paciente tabagista. Uma idade mais avançada aumenta o risco gradativamente. Alterações cromossômicas...Também entram como fator de risco”. 

O sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo e idade acima de 55 anos também são fatores de risco para o AVC. Saiba mais em: saude.gov.br/avc

Destaques