Ipatinga recebe exposição inédita de Lorenzato

Com patrocínio da Usiminas, galeria do Centro Cultural Usiminas é a primeira do interior a receber acervo abrangente do artista mineiro

Por Plox

18/02/2020 08h32 - Atualizado há cerca de 4 anos

No ano em que se completa 120 do nascimento do artista Amadeu Luciano Lorenzato, datado de 19 de fevereiro conforme constam em registros de nascimento, a Galeria Hideo Kobayashi, do Centro Cultural Usiminas, recebe a Exposição “Lorenzato – 120 anos de um artista e franco atirador”. A mostra, composta por obras da coleção do galerista Manoel Macedo e acervo da Usiminas, fica em cartaz até o dia 2 de maio, com visitação gratuita. 

Com uma montagem inédita, esta é a primeira vez que a coleção de Manoel Macedo é exposta de maneira tão abrangente, talvez uma das coleções mais importantes de obras de Lorenzato. A mostra é patrocinada pela Usiminas e realizada pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Exposicao lorenzato foto Lucas Galeno (1)Foto:Divulgação
 

O público poderá conferir 78 obras entre pinturas, desenhos em cimento e papel e aquarelas, que mostram todas as fases e técnicas representativas da trajetória de Lorenzato. No caso das obras do acervo da Usiminas é a primeira vez que são expostas ao grande público, exemplares de pinturas e aquarelas.  

As elaboradas figurações de Lorenzato exploram temas e alegorias que vão dos retratos às paisagens – o céu, o campo, a cidade, as árvores -, revelando apuro na combinação de cores e uma síntese na articulação dos elementos pelo pincel.  Outra marca de Lorenzato está no acabamento de suas pinturas, com o uso do pente sobre a tela, sempre trazendo movimento e textura às obras. O resultado é uma variedade de céus povoando as telas.

Exposicao lorenzato foto Lucas Galeno (3)Foto:Divulgação
 

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta a importância de abrir a agenda de exposição da galeria de 2020 com obras deste artista tão renomado. “Ficamos felizes em proporcionar à comunidade a oportunidade de apreciar um acervo precioso, de forma gratuita”, comentou a diretora. 

Sobre Lorenzato 

Desconhecido do público e pouco reconhecido pela crítica em vida, Lorenzato percorria Belo Horizonte a pé, buscando cenas da comunidade, quase como um cronista de sua época. Num primeiro olhar, sua obra remete à arte popular, mas a obra de Lorenzato é erudita. O homem de procedência simples, pintor de paredes, e que nunca tinha deixado sua cidade natal até 1920, se transformou em um cidadão do mundo ao se mudar para a Itália, fugindo com a família da epidemia de gripe espanhola que assolou Belo Horizonte.   

Exposicao lorenzato foto Lucas Galeno (4)Foto:Divulgação
 

Logo ao chegar, trabalhou na reconstrução da cidade de Asiero, destruída na Primeira Guerra Mundial, e em 1925, realizou sua primeira e única incursão em estudo formal de arte, na Reale Accademia delle Arti, em Vicenza, iniciando aí seu trabalho como pintor de cavalete. 

Trabalhou na construção civil e em fábrica de artefatos durante a Segunda Guerra Mundial. Retornou ao Brasil em 1948, casado com uma italiana. No navio, arrumou emprego em um hotel em Petrópolis, RJ, regressando pouco depois a Belo Horizonte. Aposentou-se precocemente aos 56 anos, ao sofrer uma queda de um andaime. Daí em diante, passa a se dedicar totalmente à pintura. 

Visitas mediadas

Ao visitar a exposição, o público vai receber mais informações da vida e obra de Lorenzato com a mediação de monitores da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que conta com uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). No ateliê educativo o visitante poderá fazer uma atividade prática. A mediação com o público, tanto espontâneo quanto agendado, visa estabelecer um momento de diálogo, de inserção das obras em contextos possíveis, e fornecer acesso e subsídios para que as pessoas conheçam e reflitam sobre Arte e o universo que a circunscreve. As visitas podem ser agendadas pelo telefone: 31.3822.2215.

Serviço
19/2 a 2/5
Exposição “Lorenzato – 120 anos de um artista e franco atirador”
Manoel Macedo (MG)
Local: Galeria Hideo Kobayashi, Centro Cultural Usiminas
Visitação: terça a sábado, das 10h às 21h
Entrada gratuita 
Mais informações: 31.3822.2215
 

Destaques