Viradouro é campeã do Carnaval do Rio 2026 com homenagem a Mestre Ciça

Escola de Niterói venceu a apuração do Grupo Especial na Cidade do Samba e conquistou o quarto título de sua história.

18/02/2026 às 21:48 por Redação Plox

A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026. A escola de samba de Niterói conquistou o título na tarde desta quarta-feira (18), durante a apuração das notas do Grupo Especial, realizada na Cidade do Samba, na zona portuária do Rio.


A leitura das notas começou pelo quesito Comissão de Frente. Na sequência, foram divulgadas as avaliações de Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegorias e Adereços, Harmonia, Fantasia, Enredo, Evolução e, por fim, Samba-enredo, previamente definido como critério de desempate entre as agremiações do Grupo Especial.

Desfile da Viradouro em 2026 |

Desfile da Viradouro em 2026 |

Foto: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval


Homenagem a Mestre Ciça e trajetória vitoriosa

Com o enredo “Pra Cima, Ciça”, a vermelho e branco de Niterói prestou tributo ao mestre de bateria Mestre Ciça, um dos nomes mais emblemáticos do carnaval carioca. O desfile celebrou sua caminhada como uma das grandes potências do samba no Rio de Janeiro, desde o início na Estácio de Sá, passando por escolas como União da Ilha, Acadêmicos do Grande Rio e Unidos da Tijuca, até chegar aos títulos mais recentes conquistados pela Viradouro.

O desfile também teve a participação da atriz Juliana Paes, que voltou ao posto de rainha de bateria após 18 anos, reforçando o caráter festivo e simbólico da apresentação.

Este é o quarto título da Viradouro no Grupo Especial. O anterior havia sido conquistado em 2024, com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre o culto ao vodum serpente.

Punições, multas e recurso na Liesa

Durante a apuração, algumas escolas sofreram penalidades administrativas. A Acadêmicos de Niterói e a Portela foram multadas por problemas na dispersão, mas não perderam pontos na classificação final.

Viradouro, Beija-Flor de Nilópolis e Grande Rio também receberam multa por excesso de camisetas, infração prevista no regulamento do desfile.

A Imperatriz Leopoldinense entrou com recurso na Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), alegando que o quesito Evolução foi prejudicado por problemas na dispersão causados por três carros alegóricos da Acadêmicos de Niterói que permaneceram parados no local. A decisão sobre o pedido ainda não foi anunciada.

Acadêmicos de Niterói é rebaixada

A Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação e foi rebaixada do Grupo Especial na apuração desta quarta-feira. A escola havia conquistado o acesso após vencer a Série Ouro no ano anterior.

Com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, a agremiação contou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir da simbologia do mulungu, árvore associada à cidade de Garanhuns, onde o petista nasceu.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a