Ipatinga inicia comemorações do Dia Mundial da Água nesta terça

18/03/2019 21:45

Atividades especiais de conscientização sobre a importância dos recursos hídricos envolvem alunos de dez escolas da rede municipal

Publicidade

Na semana de comemoração do Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Ipatinga, em parceria da Secretaria de Educação com a Infrater, Instituto Interagir e a Polícia Militar do Meio Ambiente, preparou uma programação extensa envolvendo os alunos da rede municipal. As atividades terão início nesta terça-feira (19) e se estendem até a próxima sexta (22).

A programação acontece pela manhã e à tarde, no Viveiro Municipal, e tem a participação de dez escolas da rede. São 50 alunos por turno e também será oferecido aos estudantes e professores um lanche especial.

A secretária de Educação, Eva Sônia, explica que as escolas que estão participando das comemorações desenvolveram projetos ligados ao tema desde o início do ano. “Os professores destas escolas estão em constante atividade com os nossos estudantes, buscando despertar neles uma visão ampla sobre a necessidade de respeitar a natureza e também os recursos naturais e o uso adequado da água. E assim o projeto se estendeu agora à semana em que se comemora o Dia Mundial as Água”, explicou. 

BICA-DO-IPANEMINHA(Foto: SECOM/PMI)

Programação      

Os estudantes farão uma caminhada, explorando o ambiente do Viveiro, sob as orientações de um profissional da área, que falará sobre as diferentes formas de captação da água na cidade.

Após o percurso, os alunos irão para o estande da Sala Verde (Instituto Interagir), onde participarão de uma exposição de animais taxidermizados e também poderão visualizar uma maquete da bacia hidrográfica do ribeirão Ipanema. 

A visita termina na unidade da Polícia Militar que também está localizada dentro Viveiro. Na oportunidade os alunos vão entender um pouco mais sobre o trabalho dos militares quando estão envolvidos crimes ambientais.

As duas primeiras escolas a participar da programação, já nesta terça, são Artur Bernardes, do bairro Canaã, e Hermes de Oliveira Barbosa, da comunidade de Pedra Branca. Na quarta-feira (20) será a vez da Mário Casassanta, do Ipaneminha, e Nelcina Rosa de Jesus, do bairro Veneza.  Na quinta-feira (21), os alunos das escolas João Amparo Damasceno, da Vila Celeste, e Henrique de Freitas Badaró, do Esperança, estarão representadas.  E, por último, na sexta-feira (22), os estudantes da escola João Reis, do Limoeiro, e Padre Cícero, do Areal, passarão pelo Viveiro.

A secretária Eva Sônia ressalta a importância dos alunos da rede municipal estarem envolvidos em atividades de conscientização relacionados ao tema. “O objetivo é conscientizar os estudantes sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem. O trabalho de educação começa com as crianças. Portanto, se quisermos ter um futuro melhor, para buscar uma visão consciente acerca deste recurso, precisamos instruir os alunos. Eles farão a diferença nas novas gerações”, enfatiza a responsável pela pasta.

Intercâmbio

Dentro da programação alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado na próxima quinta-feira (22), a Secretaria de Educação também promoverá um intercâmbio entre os alunos das Escolas Municipais Jayme Morais Quintão, do Jardim Panorama; Terezinha Nívea, no bairro Nova Esperança, e Mário Casassanta, do Ipaneminha.

Alunos das escolas do Jardim Panorama e Nova Esperança farão uma visita aos da zona rural e lá terão a oportunidade de conhecer a Biquinha do Ipaneminha, a Casa Verde, além de também obterem informações sobre os recursos hídricos do local, como se formam os cursos d’água e sua importância para o abastecimento de todo o município.



Publicidade