Ipatinga é a 8ª cidade de MG em número de veículos; Vale do Aço tem 275.436

Dados foram lançados pelo IBGE e são referente ao ano de 2022

Por Marcelo Augusto

18/03/2024 09h11 - Atualizado há 3 meses

Com certeza você, que mora no Vale do Aço, já deve ter ficado preso em algum engarrafamento no trânsito por conta do excesso de veículos que a cada ano aumenta nas cidades que compõe a região. Ipatinga, por exemplo, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2022, possui 161.588 veículos registrados na cidade, com um aumento de 1.244 automóveis de 2021 para 2022.

Foto: Plox

 

A principal cidade do Vale do Aço ocupa a oitava posição no ranking de cidades com o maior número de veículos, incluindo carros, caminhões, motocicletas, entre outros. A lista é liderada por Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, cujo estado ocupa a segunda posição nacional em número de veículos, ficando atrás somente de São Paulo.

Foto: reprodução


 Já em Coronel Fabriciano, a cidade mãe da região possui 52.838 veículos, seguida de Timóteo, com 48.834 e Santana do Paraíso, com 12.176. Elas ocupam as posições 39ª, 49ª e 173ª do ranking, respectivamente. Ao todo, o Vale do Aço tem registrados 275.436 veículos, segundo o IBGE.

Tal crescimento, registrado em todas as cidades, reflete na mobilidade urbana da região, que se vê caótica a cada ano. São muitos os problemas destacados pelos motoristas, desde ausência de pistas para trafegar e falta de sinalização a necessidade de vias auxiliares para desafogar regiões em horários de pico.

Foto: Divulgação
 

Contudo, o motorista também, em alguns casos, tem sua parcela de responsabilidade para tornar o trânsito um pouco melhor e mais fluído. Por várias vezes, conforme é divulgado pelo Plox, imprudências no trânsito provocam acidentes, o que contribui para gerar engarrafamentos, nem sempre ligados ao excesso de veículos. 

Foto: Matheus Valadares/Plox/arquivo

 

Na pressa de chegar em casa, após um dia de trabalho, ou de chegar a um compromisso, o condutor, seja de um automóvel ou motocicleta, se arrisca nas ruas e acaba provocando acidentes. Em um levantamento realizado pela 12ª Departamento de Polícia Civil, somente em 2023, em Ipatinga, foram registrados 4,020 acidentes de trânsito, o que faz a cidade ocupar, também, a oitava posição no ranking de acidentes no estado, representando 2,44% das ocorrências em Minas Gerais.


 

Destaques