Simplificação do reconhecimento facial no App Gov.br beneficia usuários

Novidade facilita acesso de idosos e pessoas com deficiência

Por Plox

18/03/2024 21h57 - Atualizado há 6 meses

O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou uma atualização significativa no aplicativo gov.br nesta segunda-feira, 18 de março. Com a nova versão, é possível utilizar a câmera traseira dos smartphones para realizar a biometria facial, uma mudança que visa aprimorar a acessibilidade da plataforma, especialmente para usuários com aparelhos mais antigos, pessoas com deficiência e idosos.

MARCELO CASAL JR/ AGÊNCIA BRASIL

Aprimoramento da Acessibilidade

Esta iniciativa é parte dos esforços contínuos do governo para tornar seus serviços mais acessíveis e práticos para todos os cidadãos. "Se uma pessoa tiver alguma dificuldade para realizar a captura adequada da foto, será possível pedir ajuda de algum familiar ou amigo", explicou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital. Este ajuste no processo de reconhecimento facial é uma resposta às demandas por uma interface mais inclusiva e fácil de usar.

Ampla Utilização e Segurança

O app gov.br, que atualmente conta com 152 milhões de cadastros, oferece acesso a mais de 4.200 serviços digitais, incluindo funções essenciais como a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida, prova de vida, abertura de empresas, além de acessos ao Meu SUS Digital e documentos militares. A segurança e a confiabilidade são asseguradas através de diferentes níveis de conta — bronze, prata e ouro —, cada um com seus próprios requisitos de segurança e tipos de serviços disponíveis.

Destaques