Chef de cozinha mineiro Thiago Chiericatti morre aos 37 anos

Profissional renomado atuou em grandes restaurantes de Minas Gerais e estudou gastronomia na Itália. Causa da morte não foi divulgada.

Por Plox

18/03/2025 13h50 - Atualizado há 14 dias

O renomado chef de cozinha Thiago Chiericatti morreu aos 37 anos. A notícia foi confirmada por meio de suas próprias redes sociais nesta segunda-feira (17). A causa da morte não foi informada.


Imagem Foto: Anderson Freire/Divulgação


Chiericatti teve uma trajetória marcante na gastronomia brasileira, tendo trabalhado no restaurante Topo do Mundo, em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, e no Hotel Ouro Minas, um dos mais tradicionais da capital mineira. Além disso, comandou cozinhas em cidades como São Paulo, Vitória e Recife. Seu talento o levou também à Itália, onde se especializou em gastronomia.


Imagem Foto: Rede Social


A nota divulgada para anunciar seu falecimento destacou a generosidade e o carisma do chef, ressaltando que sua risada contagiante e seu abraço acolhedor tornavam qualquer momento especial. “Ele espalhava amor e luz por onde passava”, dizia o texto, que também expressava um profundo sentimento de saudades entre amigos e familiares.


No começo deste ano, Chiericatti usou suas redes sociais para apresentar sua obra 'Artfood', que está em fase de revisão. Segundo ele, o livro é o primeiro do Brasil a tratar sobre empratamento, resultado de dois anos de estudo e observação do cotidiano de cozinhas profissionais. “Observei minha equipe trabalhando e anotava tudo que sentiam de dificuldade na hora da montagem”, explicou o chef em uma postagem recente.



A morte de Thiago Chiericatti se soma a outras perdas recentes na gastronomia. Em fevereiro deste ano, o chef Paulo Yoller, dono da CJ’s Burguer e um dos fundadores da premiada hamburgueria Meats, também morreu. Yoller, que venceu o reality Cook Island, do GNT, deixou sua marca na culinária brasileira com suas inovações na área de hambúrgueres.


O legado de Chiericatti, assim como o de outros chefs que partiram precocemente, segue vivo na memória de quem acompanhou seu trabalho e foi impactado por seu talento e dedicação à gastronomia.


Destaques