Homem mais rico da China quer que seus funcionários trabalhem 72h semanais

Jack Ma diz que dinheiro não traz felicidade e lei do país limita a carga horária para o tempo médio de até 40 horas por semana

Por Plox

18/04/2019 08h28 - Atualizado há cerca de 5 anos

Fundador do grupo Alibaba, conhecido pelo site que leva o mesmo nome, o chinês Jack Ma quer que seus funcionários trabalhem 12 horas por dia, durante seis dias por semana. Jack Ma é um dos homens mais ricos da China e prega que dinheiro não traz felicidade. No entanto, seu sistema de trabalho ganhou o simpático apelido de ‘996’, para descrever a jornada que seus funcionários devem cumprir: de 9 horas da manhã, às 9 horas da noite, em 6 dias por semana.

Jack Ma quer que pessoas trabalhem 72h por semana Hypeness

O empresário, apesar de querer explorar os empregados, defende a jornada de 72 horas como, segundo ele, uma “enorme bênção”. Ele afirmou em seu blog que quem pretende trabalhar para ele, deve estar preparado para esta carga horária.

Lei proíbe

A lei do país limita a carga horária para o tempo médio de até 40 horas por semana, entretanto, o empresário viola a legislação. As jornadas exaustivas são bem comuns no continente asiático, muitas delas trazendo como consequência a morte de trabalhadores, assim como uma japonesa que morreu por insuficiência cardíaca. Miwa Sado tinha 31 anos e teve problemas após trabalhar em torno de 160 horas extras em apenas um mês.

Caminho inverso

Entretanto, países da Europa, como a Suécia, estão tendendo a um caminho inverso, que é reduzir a carga horária. Lá, foi testado um esquema de trabalho de 6 horas, sem, portanto, redução de salário. Os resultados foram positivos, onde houve maior produtividade, menor nível de faltas ao trabalho e melhoria na saúde dos empregados. Uma empresa da Nova Zelândia fez o mesmo, mas definindo uma semana de trabalho de quatro dias.

Atualizada às 9h28

 

 

Destaques