Bolsonaro diz que imprensa é essencial para a democracia

Discurso foi dirigido aos profissionais da imprensa, na comemoração do Dia do Exército Brasileiro

Por Plox

18/04/2019 15h23 - Atualizado há cerca de 5 anos

"Em que pese alguns percalços entre nós, precisamos de vocês, para que a chama da democracia não se apague". A declaração foi do presidente Jair Bolsonaro (PSL), dirigido aos profissionais da imprensa, nesta quinta-feira, 18 de abril, na comemoração do Dia do Exército Brasileiro, no Comando Militar do Sudeste, em São Paulo.


No primeiro discurso de Bolsonaro já como presidente eleito, em outubro de 2018,  após fazer uma oração, ele havia dito que mesmo sem fundo partidário e a despeito de “grande parte da mídia me criticando, me colocando em situação vexatória”, saiu vitorioso. 


Mas, em uma declaração que aparentava vislumbrar uma relação mais amena com jornalistas, nesta quinta-feira, o chefe de Estado disse que a imprensa é essencial para a democracia e espera que as "pequenas diferenças fiquem para trás”. 

Bolsonaro Dia do Exército

Bolsonaro aparentava vislumbrar uma relação mais amena com jornalistas- Foto: Antonio/Agência Brasil


Em março, um jornal de grande alcance nacional divulgou que o presidente utilizou sua conta no Twitter pelo menos uma vez a cada três dias para colocar em xeque o profissionalismo da imprensa no país.

Diante de uma matéria veiculada num portal de direita, que atribuía a declaração de uma jornalista contra o governo, Bolsonaro apoiou a publicação, o que foi criticado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner). 

Atualizada às 17h59

Destaques