Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Programa Cidadão Seguro é lançado em Timóteo

    A iniciativa irá levar informações sobre cidadania, família, trânsito e violência no âmbito familiar para a comunidade

    Por Plox

    18/04/2019 15h37 - Atualizado há quase 5 anos

    A iniciativa irá levar informações sobre cidadania, família, trânsito e violência no âmbito familiar para a comunidade
    Nessa terça-feira (16), o delegado Jorge Caldeira, em parceria com instituições públicas e privadas de Timóteo-MG, lançou o programa Cidadão Seguro para cerca de 200 pessoas. A iniciativa, realizada na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, tem como objetivo divulgar informações de utilidade pública sobre cidadania, família, trânsito e violência no âmbito familiar.

    Durante o evento, o delegado contou um pouco da sua história e experiência como servidor público, e apresentou o Cidadão Seguro. O Cidadão Seguro incentiva, por meio da ação “Identidade Cidadã”, mais de 6.500 alunos das escolas estaduais, municipais e particulares de Timóteo a emitirem o documento de identidade. Além disso, até o momento, o programa fiscalizou veículos de transporte escolar, sendo identificado irregularidades em itens de segurança e documentação.

    SITE(Foto: divulgação)

    O programa está dividido em fases: apresentação em todos os setores da cidade; difusão de informações de utilidade pública via redes sociais; encontros em escolas para promoção da interação social; ações eficazes de segurança pública; trabalho educativo em toda sociedade; evento no final do ano para entrega das homenagens aos cidadãos seguros de Timóteo. Participam da iniciativa: Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Associações de bairros, Organizações não Governamentais (ONGs), Fundações e Escolas, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Ministério Público, Poder Judiciário e comunidade. Após o lançamento, o programa piloto será disponibilizado para implantação em todas as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço.  

    “Essas ações fazem entender que as mudanças acontecem quando existem o envolvimento verdadeiro da comunidade. Quando os atores sociais se juntam, promovem uma força que move tudo e todos em direção à melhoria da qualidade de vida. Juntos vamos mudar a nossa cidade. O programa irá fazer de Timóteo uma cidade para viver melhor!”, explica o delegado Jorge Caldeira. 

    SITE-1(Foto: divulgação)

    Cidadão Seguro

    O programa Cidadão Seguro foi criado, por meio de um grupo coordenador pelo delegado Jorge Caldeira, após o resultado de várias reuniões e ações com a sociedade e o cidadão. Como conhecedores do extrato social e das dificuldades enfrentadas pela comunidade, foi concluído que a prevenção é o melhor caminho para levar a todos os cidadãos uma grande contribuição na melhoria da qualidade de vida, paz e dignidade. 

    A ideia surgiu da necessidade dos setores da segurança pública estarem mais conectados com a comunidade, enviando, diariamente, informações de utilidade pública e educativa por meio das redes sociais. “A ideia é suprir o que a gente acredita ser uma das maiores molas propulsoras dos problemas de segurança pública, que é a falta de informação. Por isso, foi criado o projeto Cidadão Seguro, que tem, basicamente, como eixo a difusão de informação de utilidade pública sobre, basicamente, quatro temas: cidadania, família, trânsito e violência no âmbito familiar”, ressalta o delegado. 

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]