Ministério da saúde expande vacinação contra dengue para evitar perda de doses

Novas diretrizes permitem uso de vacinas próximas ao vencimento em faixas etárias ampliadas

Por Plox

18/04/2024 12h15 - Atualizado há 14 dias

Contexto da decisão: A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde liberou a ampliação das faixas etárias para a aplicação da vacina contra dengue, específicamente para lotes com vencimento iminente, até 30 de abril.

Faixa etária alargada: Inicialmente, a vacina estava destinada para pessoas de 10 a 14 anos. Com a nova medida, indivíduos de 4 a 59 anos poderão ser vacinados, dependendo da disponibilidade de doses nos municípios.

Priorização e garantia: O Ministério enfatiza a importância de priorizar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, mas assegura a segunda dose para todos que se vacinarem nesta fase.

(crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Diretrizes específicas: "Essa estratégia é exclusiva para as vacinas que expiram em 30 de abril," esclarece Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações.

Funcionamento especial: Unidades de saúde poderão aplicar as vacinas durante o horário de trabalho, priorizando, preferencialmente, a faixa etária de seis a 16 anos.

Vacina Qdenga: A vacina, que pode ser aplicada em pessoas de 4 anos a quase 60 anos, faz parte desse esforço para usar doses que, de outra forma, seriam descartadas.

Comunicação intensificada: O ministério solicita que estados e municípios intensifiquem a comunicação sobre essas mudanças para aumentar a adesão à vacinação.

Destaques