Governo envia PL em urgência e tenta destravar PEC do fim da escala 6x1 na Câmara

CCJ deve admitir a proposta na quarta (22), com previsão de comissão temática e votação em plenário na semana do dia 1º de maio

18/04/2026 às 08:41 por Redação Plox

O envio do Projeto de Lei sobre o fim da escala 6x1, em regime de urgência, à Câmara dos Deputados deve acelerar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do mesmo tema.

O governo protocolou o projeto por avaliar que a PEC estava parada na Câmara. Já o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), um dos autores da proposta, afirma que, na próxima quarta-feira (22), após o feriado — em uma semana que tende a ser esvaziada em Brasília —, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve admitir a PEC. Em seguida, a expectativa é de criação de uma comissão temática para debater o texto.

CCJ da Câmara • Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

CCJ da Câmara • Vinicius Loures/Câmara dos Deputados


Votação pode ficar para a semana do trabalhador

Depois de 10 sessões de debate e da votação do relatório, o projeto pode seguir para o plenário. Segundo Reginaldo Lopes, a previsão de votação está mantida para a semana do dia 1º de maio, feriado do trabalhador.

Ajustes em discussão e disputa sobre o texto-base

Deputados têm ouvido empregadores para fazer adequações e evitar prejuízos. A oposição sustenta que o norte do debate será o relatório da comissão — com eventuais alterações —, e não a proposta original do governo.

Escolha do relator entra no radar da Câmara

Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara, deve conversar com o governo sobre a escolha do relator. A própria base, no entanto, acredita que a relatoria ficará com alguém do centrão, o que pode levar a mudanças significativas no texto.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a