Sabão em pó falso é apreendido em supermercado mineiro

Unilever confirma falsificação em produto vendido como OMO em Campo Belo

Por Plox

18/05/2024 07h34 - Atualizado há 5 meses

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apreendeu 62 caixas de sabão em pó falsificado no supermercado Hiper ABC, em Campo Belo, no Centro-Oeste de Minas. Após uma denúncia recebida pelo Procon Regional em janeiro deste ano, amostras do produto foram encaminhadas à fabricante Unilever, que confirmou a adulteração.

Divulgação/MPMG

Investigação e resultados laboratoriais

Os resultados das análises laboratoriais, apresentados pela Unilever ao MPMG no dia 9 de maio, revelaram que os produtos eram falsificados. De acordo com o promotor de Justiça Carlos Eduardo Avanzini, a adulteração era de alta qualidade, quase imperceptível aos consumidores. "Se tratava de uma falsificação quase perfeita, até mesmo os fiscais do Procon-MG ficaram na dúvida sobre a autenticidade do sabão em pó", afirmou Avanzini.

Os fiscais identificaram a fraude ao notar o uso de cola quente para selar as embalagens. Em resposta à confirmação de falsificação, o Procon-MG realizou uma nova operação de fiscalização em diversos supermercados de Campo Belo, mas não encontrou outros indícios de adulteração.

Ação do Ministério Público e resposta do grupo ABC

Considerando a gravidade do caso e a dimensão da rede de supermercados envolvida, o MPMG instaurou um procedimento investigatório criminal, além de um processo administrativo, para apurar as responsabilidades penais. O grupo ABC, proprietário do supermercado onde os produtos falsificados foram encontrados, possui 70 unidades em Minas Gerais, distribuídas em 43 lojas de varejo e 27 de atacado.

Em janeiro deste ano, foram apreendidas 1,7 toneladas de sabão em pó em outras lojas da rede, localizadas em Uberlândia e Patos de Minas. O grupo ABC declarou que o incidente em janeiro foi uma situação isolada e que tomaram todas as medidas necessárias para garantir a qualidade dos produtos, passando a adquiri-los diretamente da indústria.

Orientações da Unilever e ações futuras

Em nota divulgada na sexta-feira (17/5), a Unilever afirmou que está acompanhando de perto as investigações em cooperação com as autoridades policiais. A fabricante também ofereceu orientações para os consumidores identificarem possíveis produtos falsificados, destacando aspectos como a qualidade do fechamento das embalagens, a cor, brilho e impressão, a codificação primária e as características do produto, como cor, textura, perfume e performance.

Consumidores que suspeitarem de produtos falsificados podem relatar os casos ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Unilever através do site oficial ou pelo telefone 0800-707-9977.

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