Aos 97 anos, morre Pedro Paulo Poppovic, criador da coleção 'Pensadores' e ex-secretário do MEC
Sociólogo foi responsável por popularizar a filosofia no Brasil e atuou no Ministério da Educação no governo FHC
Por Plox
18/05/2025 12h19 - Atualizado há cerca de 2 meses
Na manhã deste domingo (18), morreu o sociólogo Pedro Paulo Poppovic, aos 97 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Conhecido por ter editado a famosa coleção 'Pensadores', lançada pela Editora Abril nos anos 1970, Poppovic foi uma figura fundamental na popularização do pensamento filosófico no Brasil. A coleção trouxe à tona ideias de nomes clássicos como Sócrates e Platão, alcançando grande sucesso editorial na época.
A confirmação da morte foi feita por sua filha, a apresentadora Silvia Poppovic. Segundo ela, seu pai morreu de causas naturais após uma falência progressiva dos órgãos.
Além de seu trabalho editorial, Poppovic teve atuação marcante na área pública. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, ele comandou a Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação. Nesse cargo, liderou iniciativas estratégicas, como o desenvolvimento da TV Escola e a modernização tecnológica das instituições de ensino.
Poppovic deixa um legado de grande impacto tanto na formação intelectual do país quanto na transformação da educação pública brasileira.