Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Zambelli é condenada a 10 anos, deve perder mandato e ficará inelegível por até 18 anos

Deputada foi sentenciada por invasão ao sistema do CNJ; bancada do PL tenta postergar cassação até 2026, mas relação com Bolsonaro está estremecida

18/05/2025 às 10:12 por Redação Plox

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, acusada de envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

Além da pena, a decisão torna Zambelli inelegível por oito anos. No entanto, esse período só começará a ser contado após o cumprimento da pena, o que pode resultar em um afastamento de até 18 anos da vida pública. A publicação oficial da decisão ainda não ocorreu, e a deputada poderá apresentar embargos de declaração contra a condenação.


Na Câmara dos Deputados, a condenação provocou reação entre parlamentares do PL. A legenda, apesar do desgaste político da deputada com o ex-presidente Jair Bolsonaro, articula estratégias para proteger o mandato de Zambelli. Segundo o líder da bancada, Sóstenes Cavalcante, a intenção é prolongar o processo de cassação até o fim de 2026, com base no argumento de que a decisão sobre a perda de mandato cabe ao plenário da Casa, e não à Mesa Diretora.


A relação de Zambelli com Bolsonaro sofreu forte abalo após um episódio ocorrido na véspera das eleições de 2022, quando a deputada sacou uma arma e apontou para um homem na região dos Jardins, em São Paulo. O caso gerou repercussão negativa e, desde então, ela perdeu o apoio de parte significativa de seus correligionários, inclusive do ex-presidente.


Em entrevista, Zambelli admitiu o rompimento: “Não é que está ruim [a relação]. Não há relação com o presidente. Já pedi desculpas, tô pagando na justiça, já me arrependi, tive depressão por isso”. A deputada disse manter contato apenas com Michelle Bolsonaro e outros nomes ligados ao PL Mulher.


Apesar do acolhimento da bancada do PL, Zambelli se queixou do silêncio do líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), conhecido por se posicionar em casos de operações da Polícia Federal contra parlamentares. Ela afirmou ter se sentido contrariada com a ausência de manifestação do colega.


Quanto ao futuro político, Zambelli revelou planos de apoiar uma pessoa de confiança por estado nas eleições de 2026. Em São Paulo, entre os nomes cogitados por ela estão sua melhor amiga, os pais, o marido ou até mesmo seu filho de 18 anos, caso consiga emancipá-lo — apesar da Constituição exigir idade mínima de 21 anos para candidatos à Câmara.


“Fiz um convite para a minha melhor amiga, que tem os mesmo princípios e valores que eu, mas ela está com medo. As outras opções são meu pai, minha mãe ou meu marido. Se eu conseguir a emancipação, será meu filho”, declarou a deputada.


A defesa da parlamentar já anunciou que deve solicitar prisão domiciliar por motivos de saúde. Enquanto isso, o PL avalia se os crimes atribuídos a Zambelli poderiam ser incluídos no projeto de anistia em discussão na Casa.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Reprodução TSE
POLíTICA

Alexandre de Moraes do STF se posiciona contra vínculo de emprego entre Cabify e motoristas

Não é a primeira vez que Moraes se posiciona dessa maneira. Em maio, ele já havia interrompido uma resolução similar do TRT-3, que reconhecia o vínculo trabalhista entre um motorista diferente e a Cabify.

Senadores reagem a medidas do STF contra Marcos do Val
POLíTICA

Senadores reagem a medidas do STF contra Marcos do Val

Grupo da oposição cobra resposta institucional do Senado após decisões de Moraes contra parlamentar do Podemos

Rodrigo Fontenelle deixa CGE-MG e assume cargo no governo de São Paulo
POLíTICA

Rodrigo Fontenelle deixa CGE-MG e assume cargo no governo de São Paulo

Ex-controlador-geral de Minas atuará na mesma função na gestão de Tarcísio de Freitas; Zema agradeceu pela parceria

Silas Malafaia é alvo de operação da PF ao desembarcar no Galeão
POLíTICA

Silas Malafaia é alvo de operação da PF ao desembarcar no Galeão

Pastor teve celular e passaporte apreendidos após retornar de viagem internacional; investigações apontam tentativa de obstrução e coação

para você
WhatsApp Image 2020-06-11 at 17.47.04 (1).jpeg
POLíCIA

Jovem é preso pela PM com arma de calibre restrito e drogas em Ipatinga

anderson
GERAL

Anderson Franco compra terreno de bilionário para construir mais uma mansão em São Paulo

A expectativa é de que a nova “casa” siga padrões de beleza e luxo da residência dele em Minas Gerais

Lorena Comparato será Elize Matsunaga no filme 'Uma Garota de Classe', inspirado em crime que chocou o país em 2012
LAZER

Lorena Comparato será Elize Matsunaga no filme 'Uma Garota de Classe', inspirado em crime que chocou o país em 2012

Atriz assume papel principal em longa baseado no assassinato de Marcos Matsunaga, primeiro filme original da Boutique Filmes

remédio.jpg
SAúDE

Pelo menos 19 medicamentos são suspensos pelo Ministério da Saúde

Ministério da Saúde diz que o ato de suspensão "é por um período transitório”