Brasil

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Infestação de pombos em escola e bairros de Ipatinga preocupa moradores

    Por Plox

    18/06/2019 15h20 - Atualizado há mais de 4 anos

    Os pombos são aves que vivem com facilmente em cidades, e estão acostumados com prédios e casa. Por conta disso, eles acabam se reproduzindo rapidamente com facilidade. Alguns pais de alunos de uma escola no bairro Planalto, em Ipatinga-MG, procuraram o PLOX para informar do risco que os pombos estão oferecendo à saúde das crianças.

    Segundo um pai, as aves estão por toda a escola. Elas podem trazer doenças e colocar em risco todos os alunos e funcionários. “Minha filha estuda lá e os pombos ficam na cantina, no bebedouro, em toda a escola. Eu estou muito preocupado com essa situação, pois coloca a saúde das crianças em risco”, afirmou.

    Enviada por leitorWhatsApp-Image-2019-06-17-at-16.01Os pombos pousam dentro do bebedouro e aproveitam para tomar água.

    Uma moradora do bairro Horto, em Ipatinga, também reclamou da população exagerada de pombos no bairro. “Esses pássaros vivem no telhado da minha casa, sujam toda minha garagem. O pior é que podem trazer doenças para minha família”, disse.

    Enviada por leitorrgshs

    Enviada por leitordtyifk

    Por serem simpáticos e símbolos da paz, algumas pessoas gostam de alimentá-los com restos de comida, pão, pipocas, que são alimentos inadequados e prejudicam a saúde dos animais, além de viciá-los.

    Em contato com a administração municipal, o Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ipatinga informou que “direcionará à Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Planalto, um biólogo, entre outros técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, para verificar a situação provocada pelos pombos”.

    A administração ainda afirmou que após a inspeção serão feitas ações de prevenção de doenças. “Após a inspeção, serão deliberadas as ações de prevenção a doenças, além dos cuidados à saúde da comunidade escolar e de moradores do local”.

    Segundo o Ministério da Saúde, algumas doenças provocadas por aves:

    -salmonelose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais;

    - criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos;

    - histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo);

    - ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos;

    - meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]