Vacinação de gatos altera horário de funcionamento do Parque Municipal de BH

A partir de terça-feira, parque fechará mais cedo de terça a quinta para aplicar reforço da vacina contra a raiva em mais de 300 felinos residentes.

Por Plox

18/06/2024 09h20 - Atualizado há 3 meses

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal de BH) reduzirá seu horário de funcionamento a partir de terça-feira, 18 de junho, para a vacinação anual contra a raiva dos mais de 300 gatos que vivem no local.

 

Foto: Pixabay/Reprodução

Novo horário de funcionamento

O parque fechará às 17h, de terça a quinta-feira, com a entrada permitida até 16h30. Nos outros dias, o funcionamento será normal: sexta-feira das 7h às 21h, sábado e domingo das 7h às 17h. Às segundas-feiras, o parque permanece fechado. Não há previsão para o retorno ao horário regular, que ocorrerá após a conclusão da vacinação.

Importância da vacinação

A equipe da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) destaca a importância da vacinação para a saúde pública. "É um trabalho preventivo fundamental para a saúde dos animais e da população. A captura dos gatos nem sempre é fácil, por isso, ainda não temos um prazo definido para a conclusão do manejo. O mais importante é garantir um ambiente propício para a ação e identificar todos os gatos", explica a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

Plano de manejo dos felinos

Além da vacinação, o Plano de Manejo dos Felinos inclui o monitoramento da colônia de gatos, castração de novos animais, microchipagem para acompanhamento individualizado e identificação de doenças. O plano também prevê o encaminhamento dos gatos para programas de adoção, visando reduzir a população de felinos no parque a médio prazo. O abandono de animais é um problema recorrente e é considerado crime, com possíveis multas e prisão. "A Guarda Municipal possui um posto de vigilância dentro do parque e está atenta para coibir e registrar tentativas de abandono", alerta Gelson Leite, presidente da FPMZB.

Vigilância da raiva

A Secretaria Municipal de Saúde mantém vigilância contínua sobre a circulação do vírus da raiva, oferecendo vacinação para cães e gatos durante todo o ano em seis locais e realizando a campanha antirrábica anual. Em caso de suspeita de raiva, especialmente em morcegos caídos e com comportamento atípico, a população deve contatar o serviço de Zoonoses do município pelos números 3277-7411 ou 3277-7414.

Destaques