Polícia

Drones reforçam combate ao crime em Minas Gerais

Polícia Civil conta com mais de 170 aeronaves operadas remotamente e capacita centenas de agentes para ampliar ações em todo o estado

18/06/2025 às 18:48 por Redação Plox

Com o objetivo de fortalecer o combate ao crime em todas as regiões de Minas Gerais, os drones vêm sendo integrados às ações da Polícia Civil em diversas frentes de atuação. Atualmente, a corporação dispõe de aproximadamente 170 aeronaves remotamente pilotadas de classe 3, um investimento que ultrapassa os R$ 5 milhões. Veja, na Live, como os equipamentos têm sido usados no trabalho investigativo da Polícia Civil. 



Hoje, a corporação dispõe de aproximadamente 170 aeronaves remotamente pilotadas de classe 3, um investimento que ultrapassa os R$ 5 milhões. Esses equipamentos são dotados de câmeras de alta resolução, sensores térmicos e são capazes de produzir imagens aéreas detalhadas, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta rápida.


Os drones são utilizados em diversas situações operacionais, como na execução de mandados judiciais, missões de inteligência, controle de multidões, contenção de fugas, perícias em locais de difícil acesso, e até mesmo na localização de pessoas ou objetos. Além disso, essas aeronaves se mostram fundamentais em ações contra crimes ambientais, como o desmatamento ilegal, a mineração clandestina e a caça predatória em áreas remotas.


"Regiões remotas, como florestas densas e zonas de proteção ambiental, podem ser inspecionadas rapidamente, permitindo a identificação de atividades ilegais\

, destaca o delegado Bruno Tasca, coordenador da Coordenação Aerotática (CAT), responsável pelas operações com drones.

Desde 2021, a Academia de Polícia Civil (Acadepol) vem promovendo a formação de operadores por meio do Curso Prático de Operador de Unmanned Aircraft. A capacitação abrange conteúdos legais, teóricos e práticos, com a parte prática coordenada pela CAT. Mais de 500 profissionais já foram habilitados para atuar com drones em todo o estado, incluindo também agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte e da Polícia Federal.


Imagem Foto: PCMG / Divulgação

De acordo com o delegado Saulo Castro, porta-voz da Polícia Civil, os resultados dessa tecnologia têm sido amplamente positivos. Ele destaca impactos significativos nas operações policiais e também em setores como engenharia e comunicação institucional.
"Os impactos podem ser notados tanto na assertividade dos trabalhos policiais como na economia de recursos\

, pontua.O governador Romeu Zema também comentou a importância do investimento:
"Seguimos fortalecendo a nossa Polícia Civil para continuar esse trabalho fundamental de combate ao crime organizado, o que tem contribuído e muito para que Minas Gerais permaneça sendo um dos estados mais seguros do Brasil\

A Polícia Civil de Minas Gerais planeja expandir ainda mais o uso desses equipamentos. Segundo o delegado Saulo Castro, novos drones devem ser incorporados à frota nos próximos dias, reforçando o compromisso do estado com uma segurança pública moderna, eficiente e de alta tecnologia.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a