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Durante uma visita às fábricas do grupo CRRC, em Changchun, na China, o governador Romeu Zema conheceu de perto os novos trens que irão integrar a frota do metrô da região metropolitana de Belo Horizonte. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 18 de junho, e simboliza um marco para a modernização do transporte urbano em Minas Gerais.
As composições apresentam inovações tecnológicas pensadas para ampliar a segurança, conectividade e conforto dos passageiros. Cada vagão contará com oito telas LCD de 21,5 polegadas, sistema de ar-condicionado com controle automático da qualidade do ar, além de assentos mais largos e confortáveis — os maiores já utilizados na história do metrô da capital mineira.
Dentre as novidades, está o sistema de vigilância por câmeras (CFTV) e um canal direto de comunicação entre passageiros e condutor, acionável em emergências. Um dos destaques é o sistema de contagem de passageiros, que informará às próximas estações o nível de ocupação de cada vagão, permitindo que os usuários escolham os carros menos cheios e contribuam para uma distribuição mais eficiente.
Outra inovação é a instalação de Wi-Fi a bordo, com acesso via página de login segura, permitindo que os passageiros permaneçam conectados durante toda a viagem. Um painel multimídia exibirá o nome da estação atual, a próxima parada e o destino final, melhorando a experiência de navegação.
A operação dos trens será feita por meio do sistema ATO (Operação Automática de Trens), que realiza as funções de aceleração, frenagem e abertura das portas com maior precisão e segurança. Além disso, os trens utilizarão tecnologia de regeneração de energia, convertendo a força de frenagem em eletricidade, o que reduz o consumo energético e contribui para a sustentabilidade ambiental.
Segundo o governo estadual, os trens terão telemetria embarcada, enviando dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações (CCO). Essa ferramenta é essencial para a manutenção preventiva e agilidade na detecção de falhas, permitindo rápida intervenção e reduzindo impactos ao serviço.
Com investimento estimado em R$ 700 milhões, os 24 novos trens foram encomendados pela concessionária Metrô BH com apoio do governo, que antecipou o cronograma de aquisição em dois anos. Dez unidades devem entrar em operação até o fim de 2026. O restante também será fabricado com antecedência.
“É uma máquina mais econômica, mais silenciosa e confortável. Fiz questão de vir conhecer o primeiro dos 24 trens que chegarão. Ainda neste ano, veremos essa unidade em operação em Belo Horizonte”, declarou Zema.
Nos próximos dias, o governo deve oficializar o reajuste da tarifa do metrô da Grande BH, que poderá ser ajustada para aproximadamente R$ 5,75, conforme os dados atualizados da inflação.
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