Reuniões sobre a Revisão do Plano Diretor Participativo irão ocorrer nos primeiros dias de agosto

Prefeitura de Timóteo convida população a participar das consultas públicas

Por Plox

18/07/2022 17h42 - Atualizado há quase 2 anos

A Prefeitura de Timóteo convida a população a participar das reuniões sobre a Revisão do Plano Diretor Participativo do município. O objetivo é assegurar a participação da população nas discussões e debates sobre o futuro da cidade.

A partir do dia 1.º de agosto irá ocorrer a retomada dos trabalhos com participação popular. As discussões com os habitantes estavam suspensas por conta das medidas sanitárias impostas pela pandemia da COVID-19.

No total, serão realizadas cinco reuniões, compreendendo as sete regionais da cidade entre os cinco primeiros dias de agosto (Confira os locais abaixo). Também irá ocorrer uma oficina de capacitação entre comissão de acompanhamento e equipe técnica de supervisão, uma reunião setorial e um seminário direcionados às entidades, equipe técnica de supervisão e a comissão de acompanhamento.

O Plano Diretor existe como uma ferramenta de planejamento da cidade, nos próximos 10 anos, direcionando o crescimento e o funcionamento do município, visando garantir o desenvolvimento das funções econômicas, sociais e ambientais.

AGENDA

Reuniões regionais(todos os encontros às 19h)

Data: 01/08/22

Local: Associação dos Aposentados (Av. Vinte, nº 321 – Olaria) 

Bairros: Parque Recanto, John Kennedy, Timirim, João XXIII, Novo Horizonte, Passaredo, Olaria, Quitandinha, Cruzeirinho, Santa Maria, Eldorado, Funcionários, Getúlio Vargas, Vilas dos Técnicos, Serenata, Alto Serenata, Alto Timirim, Córrego do Caçador, Centro Norte (compreende regional 03, mais bairros das regionais 02 e 04)

Data: 02/08/22

Local: Escola Municipal do Limoeiro (R. Cedro, nº 21 – Limoeiro)

Bairros: Limoeiro, Alegre, Nova Esperança, Santa Terezinha, Recanto Verde, Recanto do Sossego, Alphaville, Macuco, Licuri, Celeste (compreende a regional 07)Local: Escola Municipal do Limoeiro (R. Cedro, nº 21 – Limoeiro)

Data: 03/08/22

Local: Escola Municipal do Alvorada (R. Rio São Francisco, nº 140 – Alvorada)

Bairros: Vale Verde, Timotinho, Alvorada, São Cristóvão, Novo Tempo, Bandeirantes, Ana Moura, Bromélias (compreende regional 06 e bairro Bromélias da regional 04)

Data: 04/08/22

Local: Escola Municipal Joaquim Ferreira (Av. Castelo Branco, nº113 - São José)

Bairros: Centro Sul, São José, Nossa Senhora das Graças, Ana Malaquias, Bela Vista, Ana Rita, Esplanada, Boa Vista, Santa Cecília, Primavera, Jardim Primavera (compreende regional 01 e Bairros Primavera e Jardim Primavera da regional 02)

Data: 05/08/22

Local: Escola José Ferreira Maia (R. Guajajaras, nº 147 - Cachoeira do Vale)

Bairros: Cachoeira do Vale, Santa Rita, Petrópolis, Bairro dos Vieiras (compreende regional 07)

ENTENDA

O levantamento de informações e a estruturação do Plano Diretor participativo de Timóteo está a cargo do Consórcio Ecotécnica/Detzel, vencedor da Tomada de Preços nº 007/2019. O fórum de lançamento do Plano ocorreu em novembro de 2019 com a apresentação da metodologia de trabalho e o cronograma de ações. 

Nos meses de março e abril de 2020 foram realizadas reuniões setoriais, mas com o agravamento da pandemia os trabalhos que envolviam participação popular foram temporariamente suspensos e agora estão sendo retomados. Segundo a Administração municipal é fundamental a participação da população opinando e se posicionando sobre o desenvolvimento da cidade nos próximos anos.

Garantindo tal premissa, foi criada a Comissão de Acompanhamento que conta a participação da Sociedade Civil Organizada (60%) e a participação do Poder Público (40%), conforme Decreto 5.631/2022.

Um dos pilares na condução da revisão do Plano Diretor é a gestão participativa, democrática e a transparência na divulgação das informações, compromisso este assumido pela municipalidade.


 

Destaques