Declaração de Lula sobre deficientes como "essa gente" gera controvérsia
Essa não é a primeira vez que o presidente é criticado por falar de pessoas com deficiência
Por Plox
18/07/2024 07h27 - Atualizado há 5 meses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou controvérsia novamente nesta quarta-feira (17) ao falar sobre pessoas com deficiência durante a 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em Brasília.
Expressão considerada ofensiva
O desconforto surgiu quando Lula se dirigiu ao público, composto por pessoas com diferentes deficiências, chamando-os de "essa gente". Ele mencionou que a primeira-dama, Janja da Silva, o advertiu para ser mais cuidadoso com as palavras utilizadas.
– Quando vim falar aqui, a Janja me alertou de uma coisa. Ela falou: "Amor, tome cuidado com cada palavra que você vai falar, porque essa gente tem a sensibilidade aguçada" – declarou Lula.
Tentativa de justificativa
Lula tentou minimizar a situação lendo um discurso preparado para evitar problemas. Ele ainda acrescentou:
– Então, eu decidi ler para não falar nenhuma palavra que possa me criar problemas. Também, se eu falar alguma palavra, vocês sabem que nesse assunto vocês são os especialistas. Vocês sabem que eu sou um analfabeto e preciso aprender muito com vocês para a gente aprender a cuidar de vocês com o carinho e com o respeito que é necessário.
Histórico de declarações controversas
Essa não é a primeira vez que o presidente se envolve em polêmicas ao abordar o tema. Em abril de 2023, Lula foi duramente criticado por afirmar que pessoas com transtornos mentais têm “desequilíbrio de parafuso”.
– A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça.