Imprensa internacional repercute operação contra Bolsonaro
Ações da PF e decisão do STF envolvendo tornozeleira eletrônica geram destaque em veículos globais como CNN, Reuters e Bloomberg
Por Plox
18/07/2025 10h24 - Atualizado há cerca de 16 horas
A operação da Polícia Federal que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atravessou as fronteiras brasileiras nesta sexta-feira, 18 de julho, e ganhou espaço de destaque nos principais veículos de imprensa internacionais. Desde as primeiras horas da manhã, agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, em Brasília, e em um escritório do Partido Liberal. A repercussão da medida também foi alimentada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o uso de tornozeleira eletrônica por parte do ex-presidente.

Agências de notícias e grandes redes de televisão ao redor do mundo destacaram os desdobramentos da ação. A CNN publicou que a polícia brasileira invadiu a residência de Bolsonaro, confiscou valores em espécie e impôs restrições quanto a contatos internacionais. Já a agência EFE afirmou que, além da tornozeleira, o STF proibiu o ex-presidente de utilizar redes sociais.

A Reuters ressaltou que as buscas foram realizadas tanto na casa quanto na sede política do ex-presidente. A Bloomberg noticiou que Bolsonaro foi forçado a usar o equipamento de monitoramento após uma revista feita pela polícia. O jornal britânico The Independent também repercutiu os acontecimentos, descrevendo a decisão judicial como uma imposição ao uso de tornozeleira eletrônica.

A Fox News, por sua vez, classificou a situação como uma “última notícia” urgente, informando que a Polícia Federal realizou buscas tanto na residência quanto no escritório político de Bolsonaro. Os canais destacaram ainda a crescente pressão jurídica enfrentada pelo ex-mandatário nos últimos meses.
\"Ex-presidente Bolsonaro é obrigado a usar tornozeleira eletrônica\", publicou o jornal britânico The Independent em sua manchete
.
O episódio coloca novamente o Brasil no centro da atenção da mídia internacional, mostrando os desdobramentos políticos e judiciais de uma figura pública que ainda movimenta a opinião pública mundial.