Minas conquista 1º lugar nacional em redação do Enem entre escolas públicas estaduais
Com média de 621,5 pontos, estudantes mineiros superam todos os estados e refletem impacto de investimentos em tecnologia e preparação
Por Plox
18/07/2025 17h26 - Atualizado há cerca de 9 horas
Minas Gerais alcançou a primeira colocação nacional em desempenho de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 entre todas as redes públicas estaduais do país. A conquista foi confirmada a partir da análise dos microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com média de 621,5 pontos, os estudantes da rede estadual mineira superaram todos os demais estados e colocaram Minas no topo do ranking, superando o Espírito Santo, segundo colocado, com uma vantagem de 17,3 pontos. Em 2023, Minas ocupava a 4ª posição — uma evolução expressiva de 25,7 pontos em um ano.

O governador Romeu Zema celebrou o resultado e atribuiu a conquista aos investimentos direcionados na área: “Sair do quarto e chegar ao primeiro lugar na redação do Enem traz uma enorme satisfação para toda a rede de ensino e mostra que, quando o governo investe em simulados, na plataforma Enem MG, na merenda de qualidade, em escolas mais bem cuidadas e no acesso à tecnologia, os resultados aparecem”.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) destacou que o bom desempenho não foi por acaso. A rede tem investido fortemente em iniciativas preparatórias, como a plataforma Enem MG — uma ferramenta gratuita e exclusiva para estudantes da rede pública, desenvolvida em parceria com a Editora Estudo Play. O recurso reúne livros digitais, videoaulas, simulados e um sistema inédito de correção de redações com uso de inteligência artificial.
Somente em 2024, a plataforma corrigiu 600 mil redações. Foram também distribuídos 750 mil cadernos de simulados e mais de 150 mil estudantes participaram de provas específicas de redação. Além disso, foram promovidos dois simulados completos e quatro aulões presenciais em diferentes regiões do estado. Cerca de 85% dos alunos do ensino médio aderiram à ferramenta, que também foi estendida aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), alcançando cerca de 700 mil alunos.
Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, o resultado reafirma o protagonismo de Minas na educação pública: “Esse resultado é fruto do trabalho conjunto das nossas escolas. Parabéns a cada estudante, a cada professor e a toda a rede que vem trabalhando muito para fazer da educação mineira uma referência nacional novamente”.
O reflexo desse avanço aparece também nas histórias individuais, como a do estudante Pedro Vitor Carvalho, de 18 anos, ex-aluno da Escola Estadual São Sebastião, em Cruzília, no Sul de Minas. Ele concluiu o ensino médio neste ano e conquistou 980 pontos na redação do Enem, garantindo uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus de Macaé.

“Na minha jornada, pude acompanhar as iniciativas que Minas Gerais implementou para preparar melhor os alunos para o Enem. Foram redações, simulados, aulas ao vivo com excelentes professores, tudo disponível na plataforma Enem MG”, relata Pedro.
O reconhecimento também veio em outra frente: Minas registrou, em 2024, o maior salto do país nos índices de alfabetização, saindo da 7ª para a 3ª colocação nacional. O estado superou a meta prevista para 2026 e eliminou o nível insuficiente entre alunos do 2º ano do ensino fundamental, resultado de uma política integrada com foco em formação docente, materiais pedagógicos e apoio direto às redes municipais.
Para o diretor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson, o sucesso da educação mineira é reflexo de um modelo bem estruturado. “Minas mostrou que ter uma educação pública de qualidade é possível quando unimos compromisso, tecnologia, método e propósito. E nós seguimos juntos nessa missão de transformar o ensino”, afirmou.