Cobra de duas cabeças é encontrada em zoológico

Medindo apenas 20 centímetros e com idade estimada entre 18 e 20 semanas à época, os répteis rapidamente se tornaram uma atração adorada pelos visitantes

Por Plox

18/08/2023 15h34 - Atualizado há mais de 1 ano

Depois de uma extensa recuperação de uma lesão, Pancho e Lefty, a cobra bicéfala que já encantou muitos visitantes, está de volta à exibição no Cameron Park Zoo. Este espécime extraordinário é um caso de bicefalia, uma condição rara em que um único embrião começa a se dividir para formar gêmeos idênticos, mas o processo não é completado.

Foto: Cameron Park Zoo

 

Origem e História de Pancho e Lefty:

Pancho e Lefty chegaram ao zoológico de Waco pela primeira vez em 2016, após serem encontrados por uma moradora próxima enquanto ainda eram filhotes. Medindo apenas 20 centímetros e com idade estimada entre 18 e 20 semanas à época, os répteis rapidamente se tornaram uma atração adorada pelos visitantes.

O par pertence à espécie Pantherophis obsoletus, ou cobra-rato ocidental, e passou por uma quarentena de 18 meses antes de ser apresentado ao público no zoológico, em 2018.

Desafios de uma Vida Bicéfala:

Navegar pelo mundo com duas cabeças — e dois cérebros — é um desafio notável. Devido aos sinais oriundos de dois centros de comando diferentes, Pancho e Lefty apresentam movimentos descoordenados. Em 2021, essa descoordenação resultou em uma lesão no pescoço esquerdo da cobra, enquanto tentava se mover em direções opostas. Isso exigiu a remoção do animal da exibição para um período de recuperação.

A lesão demandou mais de um ano para cicatrizar completamente. Agora, com um entendimento mais aprofundado das necessidades do animal, o recinto de Pancho e Lefty foi projetado para ser mais seguro, sem pedras ou galhos que possam resultar em ferimentos.

Comportamento e Dieta:

Quando chegaram ao zoológico, a cabeça esquerda de Pancho e Lefty era considerada a mais dominante, principalmente durante a alimentação. No entanto, anos mais tarde, observou-se uma mudança, com o lado direito do cérebro assumindo mais o controle, especialmente em relação à alimentação.

Sobrevivência na Natureza:

Normalmente, cobras com duas cabeças têm dificuldades de sobrevivência na natureza devido aos desafios de tomar decisões rápidas, como fugir de predadores, já que possuem dois cérebros que podem enviar sinais conflitantes.

O caso de Pancho e Lefty é um fenômeno fascinante, com registros fósseis indicando que a bicefalia ocorre na natureza há pelo menos 150 milhões de anos. Hoje, graças aos cuidados dedicados da equipe do Cameron Park Zoo, esses répteis continuam a prosperar e a educar os visitantes sobre as maravilhas do mundo animal.

Destaques