Justiça condena torcedor do Corinthians por cabeça de porco em clássico

Homem recebeu pena de um ano em regime semiaberto por episódio ocorrido na Neo Química Arena, em novembro de 2024

Por Plox

18/08/2025 13h10 - Atualizado há cerca de 6 horas

O torcedor do Corinthians Osni Fernando Luiz, conhecido como “Cicatriz”, foi condenado a um ano de prisão em regime semiaberto após lançar uma cabeça de porco no gramado da Neo Química Arena durante o clássico contra o Palmeiras, realizado em novembro de 2024 pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Corinthians venceu a partida por 2 a 0.


Imagem Foto: Reprodução/Premiere


De acordo com a decisão judicial, o ato foi enquadrado como crime contra a paz no esporte. A sentença ainda permite recurso. Segundo a denúncia, o objeto foi arremessado do setor sul do estádio e chegou a ser chutado por Yuri Alberto, para que a partida não fosse interrompida.



Em depoimento, o acusado negou ser o responsável por lançar o objeto, mas admitiu ter comprado a cabeça de porco no Mercadão da Lapa por R$ 60 e levado-a ao estádio em uma sacola. Ele alegou que a atitude estaria relacionada a uma “rivalidade sadia” entre os clubes. O juiz Fabrício Reali Zia, no entanto, destacou que o uso de um animal morto não pode ser considerado uma manifestação esportiva saudável, mas sim um gesto que incita a violência entre torcedores.



O Corinthians também foi penalizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), recebendo multa de R$ 600 mil. Já Osni, que possui histórico de condenação por crime de dano, poderá recorrer da nova decisão em liberdade.


Destaques