Zelensky diz ter tido 'melhor conversa' com Trump após reunião sobre guerra

Presidente ucraniano se reúne com Trump e líderes europeus na Casa Branca e reforça pedido por garantias de segurança contra a Rússia

Por Plox

18/08/2025 16h36 - Atualizado há 5 dias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participaram nesta segunda-feira (18) de uma reunião conjunta com líderes europeus na Casa Branca, com foco na busca por uma solução para o conflito entre Ucrânia e Rússia.


Imagem Foto: Reprodução


Durante o encontro, Zelensky classificou a conversa com o líder norte-americano como a “melhor” que já teve com ele até o momento. “Tivemos uma conversa muito boa com o presidente Trump e realmente foi a melhor ou, bem, talvez a melhor será no futuro”, declarou o ucraniano.



A reunião ocorreu apenas três dias após Trump se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ocasião, o ex-presidente afirmou que, embora os países europeus sejam a “primeira linha de defesa”, os Estados Unidos também estariam dispostos a contribuir. Segundo Trump, Putin aceitaria essa condição, embora não veja urgência em um cessar-fogo.



No domingo (17), Trump publicou em sua rede Truth Social que Zelensky poderia encerrar rapidamente o conflito caso aceitasse renunciar à Crimeia e desistir da entrada da Ucrânia na Otan — exigências feitas por Moscou. Ainda assim, Zelensky reforçou a necessidade de que Washington garanta segurança ao país, pedindo a Trump que imponha a “paz pela força”.



Apesar das garantias de apoio à segurança da Ucrânia, Trump afirmou não considerar necessário um acordo de paz imediato, mas disse estar trabalhando por uma resolução duradoura. O presidente norte-americano também manterá encontros separados com os líderes do Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Finlândia, além do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.



Destaques