Menina de 10 anos morre após contrair ameba "comedora de cérebro"

Lily Mae Avant teria nadado em um rio e em apenas dois dias morreu por conta do protozoário

Por Plox

18/09/2019 09h13 - Atualizado há mais de 4 anos

Depois de contrair a ameba Naegleria fowleri, conhecida como "comedora de cérebro humano", uma garotinha de apenas 10 anos morreu nos Estados Unidos. Lily Mae Avant foi afetada pelo protozoário depois de ter nadado em um rio. A morte foi confirmada na última segunda-feira, 16 de setembro, no Facebook da Valley Mills, escola em que frequentava.

A menina teve febre, dor de cabeça, vômito, intolerância à luz e ao barulho, dois dias depois de entrar no rio e passou a agir de maneira “estranha e a se tornar incoerente”, conforme um jornal local. Ela foi levada ao hospital e veio a confirmação de que ela tinha sido vítima da doença, morrendo pouco depois. 

Lily Mae Avant, 10 anos, foi vítima de uma ameba rara que vive em águas mornas

Menina de 10 anos foi vítima da ameba e morreu- Foto: Reprodução/Facebook

A ameba é encontrada em piscinas aquecidas sem tratamento, rios, nascentes e lagos, resistindo a temperaturas altas, de até 45ºC. É importante lembrar que não se deve nadar em água parada e morna, mas caso isso aconteça, o nariz deve ser tapado, já que a Naegleria fowleri entra no organismo através do nariz, causando infecção no cérebro e até levando à morte. No Brasil, é possível encontrar o parasita. Em 2009, um bezerro morreu na Paraíba, vítima da doença.

Atualizada 11h59

Destaques