Usisaúde é uma das quatro melhores do país

Nota máxima obtida no IDSS, divulgada no dia 16/09, colocou a Usisaúde como uma das 4 melhores operadoras de grande porte do país

Por Plox

18/09/2019 16h05 - Atualizado há mais de 4 anos

A Usisaúde, operadora de plano de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), recebeu nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2018, principal avaliação das operadoras de planos de saúde feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A nota 1 colocou a Usisaúde como uma das quatro melhores operadoras de grande porte do Brasil, com o melhor patamar de classificação. 

Presente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, a Usisaúde administra uma carteira com mais de 160 mil vidas. A operadora atua com um modelo de assistência médico-hospitalar e odontológica. O IDSS faz parte do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e visa avaliar e aprimorar o desempenho das operadoras de planos de saúde em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos de Regulação. 

DivulgaçãoElvira-Nascimento

A nota do Programa de Qualificação é apurada por meio do cálculo da média ponderada dos Índices de Desempenho das operadoras. Das 1.019 operadoras ativas em 2017, 858 atenderam aos requisitos para a divulgação dos resultados. O principal objetivo do programa é demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde. Por meio do IDSS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar avalia anualmente a qualidade das operadoras de planos de saúde do Brasil.

Para o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos, o desempenho da Usisaúde no IDSS é reflexo da sua excelência e qualidade no atendimento. “Ofertar serviços de qualidade aos nossos clientes é uma das premissas da Usisaúde e obter esse resultado, mesmo em meio aos desafios, nos enche de orgulho, pois reflete o compromisso da operadora. A avaliação positiva é motivo de comemoração para todos os colaboradores que integram o nosso time”, afirma. 

Padrão Ouro 

Em 2017, a Usisaúde foi a primeira operadora de planos de saúde do interior de Minas Gerais e a segunda do Estado a receber a certificação Nível 1 da Resolução Normativa 277, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nível máximo que uma operadora pode atingir. Em todo o país, apenas 12 operadoras contam com a certificação. Desde então, anualmente, a operadora vem mantendo a nota e garantindo o padrão ouro.

A Resolução Normativa 277 é um programa criado pela ANS em 2011, para certificar as melhores operadoras de saúde do país. O objetivo é aumentar a qualidade da prestação dos serviços por meio de critérios de avaliação que possibilitam a identificação e solução de problemas por parte das operadoras de planos de saúde, com mais consistência, segurança e agilidade. Quanto mais eficiente for a operadora, mais notada ela será na qualidade dos serviços prestados. A RN 277 incentiva também a busca pela eficiência e oferece informações capazes de dar ao consumidor maior percepção em relação à qualidade de uma operadora.
 

Destaques