Eventos poderão ser permitidos em Ipatinga em 10 dias, afirma Sindcomércio

Sindcomércio disse que a progressão para a “Onda Verde” do Minas Consciente poderá ser realizada no próximo dia 28

Por Plox

18/09/2020 14h21 - Atualizado há mais de 3 anos

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, o município poderá progredir para a “Onda Verde” do programa Minas Consciente em 10 dias, no dia 28 de setembro. O município, que aderiu ao programa estadual no dia 1º de setembro, atualmente pertence à “Onda Amarela” do programa. 

Segundo o Sindcomércio, na Onda Verde do Minas Consciente o município poderia retornar com as atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo. Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas e bufês também poderiam voltar, além de cinemas. Bares também poderiam retomar o entretenimento (shows e espetáculos). 

De acordo com o sindicato, o Minas Consciente prevê que as cidades só podem progredir para a Onda Verde após 28 dias cumprindo as regras elencadas na Onda Amarela. No entanto, para atingir a etapa mais avançada do programa, os dados epidemiológicos referentes ao novo coronavírus (Covid-19) precisam ser favoráveis. 

Expo Usipa - Foto Emmanuel Franco (1) Foto: Divulgação

 

“Precisamos aguardar, até o fim do mês, para saber qual será a decisão do Governo de Minas. Mas acreditamos que ela será positiva e Ipatinga poderá passar para a Onda Verde, uma vez que o município, conforme informações divulgadas na imprensa, já alcançou a marca de 96% de pessoas curadas da Covid-19. Dos 8.217 pacientes confirmados com coronavírus na cidade, desde o início da pandemia, nada menos que 7.903 se apresentam curados até o dia 16 de setembro”, disse José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio do Vale do Aço.

“Basicamente, quando Ipatinga passar por 28 dias na Onda Amarela, com base nos indicadores, o Comitê Extraordinário Covid-19 estadual vai analisar o possível avanço à Onda Verde. Sabemos que o retorno de shows, congressos e feiras, por exemplo, será importante para que a economia se recupere como um todo, ainda que gradualmente. Se um setor volta a estar movimentado, todos os outros ganharão com isso”, complementou o dirigente sindical.

Destaques