Ministro Paulo Guedes é condenado a pagar R$ 50 mil ao Sindipol-BA

Por Plox

18/09/2020 18h53 - Atualizado há mais de 3 anos

O ministro da Economia Paulo Guedes, foi condenado pela Justiça Federal, a pagar R$ 50 mil ao Sindipol-BA (Sindicato dos Policiais Federais da Bahia), por ter  comparado os funcionários públicos do estado a "parasitas" em um discurso no mês de fevereiro.

De acordo com a juíza, Claudia Costa Tourinho Scarpa, houve violações aos direitos da personalidade dos integrantes da categoria profissional e considerou os pronunciamentos de Guedes afrontosos.

O pronunciamento de Guedes aconteceu em uma palestra na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPGE), no encerramento de um seminário sobre o Pacto Federativo.

economia 1202200244 Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

 

O ministro criticou o reajuste anual dos salários dos servidores que, segundo ele, já tinham como privilégio a estabilidade no emprego e "aposentadoria generosa". Guedes argumentou também que a máquina pública, nas três esferas de governo, não se sustenta financeiramente por questões fiscais e, por isso, a carreira do funcionalismo precisa ser revista.

A ação de reparação foi ingressada em maio pelo Sindipol. O sindicato afirmou também que o dinheiro pago pelo ministro será entregue como doação ao Hospital Santo Antônio, que pertence às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), e ao Hospital Aristides Maltez, que são organizações sem fins lucrativos de Salvador e que estão à frente no combate à pandemia do novo coronavírus.
 

Destaques