TikTok e WeChat serão proibidos nos EUA a partir de domingo (2)

Por Plox

18/09/2020 10h41 - Atualizado há mais de 3 anos

Nesta sexta-feira (18), o departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou que a partir deste domingo (20) o download dos aplicativos chineses TikTok e WeChat serão proibidos no país. O governo americano alega que os programas apresentam ameaças à segurança nacional. 

O TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos, enquanto o WeChat tem 19 milhões. Usuários que já baixaram o aplicativo em seus aparelhos ainda poderão utilizá-lo, mas serão impedidos de realizar atualizações.

Por meio de um comunicado, o departamento de Comércio dos Estados Unidos disse que o Partido Comunista da China “mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos”. Ainda no comunicado, o departamento disse que apesar de diferentes ameaças, ambos aplicativos criam “riscos inaceitáveis” à segurança do país. 

tiktok divulgação Foto: Pixabay

 

"Cada um coleta vastas faixas de dados de usuários, incluindo atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa. Cada um é um participante ativo na fusão civil-militar da China e está sujeito à cooperação obrigatória com os serviços de inteligência do PCCh", diz o comunicado. 

Para impedir a proibição do aplicativo nos EUA, a chinesa ByteDance (empresa criadora do aplicativo TikTok) e a americana Oracle negociam uma parceria que transformaria o TikTok em uma empresa global, com sede nos Estados Unidos. No entanto, essa parceria precisa do aval tanto do governo da China, quanto dos Estados Unidos. 

Destaques