Congresso dos EUA propõe barrar entrada de Alexandre de Moraes no país
Projeto de lei mira autoridades estrangeiras acusadas de censura contra cidadãos americanos
Por Plox
18/09/2024 07h45 - Atualizado há 3 meses
Dois parlamentares republicanos dos Estados Unidos apresentaram, nesta segunda-feira (16), um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no país. A proposta, criada pelos deputados Maria Elvira Salazar e Darrel Issa, visa bloquear a entrada de autoridades estrangeiras que tenham praticado atos de censura contra cidadãos americanos.
Alexandre de Moraes como alvo principal
A medida tem como um de seus focos a atuação de Moraes, especialmente após o bloqueio da rede social X, antigo Twitter, no Brasil. Para os parlamentares americanos, tal ação foi uma violação dos direitos do empresário Elon Musk, dono da plataforma. Salazar destacou em seu site que “o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão contra cidadãos americanos como Elon Musk”.
Reações e críticas ao STF
Os deputados também fizeram duras críticas ao STF e ao comportamento de seus membros. Salazar reforçou que “agentes da censura não são bem-vindos na terra da liberdade, os Estados Unidos”, enquanto Darrel Issa mencionou o “abuso de poder por parte do Supremo Tribunal Federal no Brasil”, referindo-se ao bloqueio imposto à rede social X, que, segundo ele, fere os direitos de liberdade de expressão de americanos ao redor do mundo.