Na China e na Coreia do Sul, empresas e o governo estão banindo carros elétricos de entrar em garagens subterrâneas
A decisão, divulgada pela agência Radio Free Asia, reflete preocupações crescentes sobre a segurança desses automóveis em ambientes fechados.
Por Plox
18/09/2024 19h37 - Atualizado há 3 meses
Empresas localizadas na província de Zhejiang, no sul da China, estão implementando restrições ao estacionamento de veículos elétricos (VEs) em garagens subterrâneas, citando o risco de combustão espontânea. Hotéis de luxo em cidades como Hangzhou e Xiaoshan foram os primeiros a adotar essa medida após uma série de incêndios envolvendo veículos elétricos. A decisão, divulgada pela agência Radio Free Asia, reflete preocupações crescentes sobre a segurança desses automóveis em ambientes fechados.
Segundo um gerente de segurança de um dos hotéis afetados, a decisão foi motivada pelas características dos incêndios em veículos elétricos e pela limitada capacidade de combate ao fogo em estacionamentos subterrâneos. Placas foram instaladas para instruir os motoristas de veículos elétricos a estacionarem em vagas ao ar livre, uma medida confirmada por um usuário da rede social X.
Coreia do Sul segue a China com restrições semelhantes
As preocupações com a segurança de veículos elétricos não se limitam à China. Na Coreia do Sul, após um incêndio em um Mercedes-Benz EQE, as autoridades de Seul impuseram restrições ao acesso de veículos elétricos a garagens subterrâneas. Agora, os carros só podem entrar nesses espaços com menos de 90% de carga e não podem ser recarregados além de 80% em estações públicas.
A situação na China também é alarmante. Em Guangzhou, um incêndio causado por uma falha na bateria de um veículo elétrico atingiu três carros e várias bicicletas elétricas em agosto. Relatórios apontam que entre abril e maio ocorreram pelo menos 11 casos de combustão espontânea de VEs na cidade de Hangzhou.
Brasil começa a discutir medidas de segurança para veículos elétricos
No Brasil, discussões sobre a regulamentação da segurança de veículos elétricos em estacionamentos fechados começaram em 2024. Em abril, o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo propôs normas para evitar a propagação de incêndios em baterias de veículos elétricos. Entre as recomendações, destaca-se a necessidade de um espaçamento mínimo de cinco metros entre as vagas destinadas a esses veículos.
Outras sugestões incluem a instalação de barreiras físicas entre os carros e sistemas de detecção de fumaça com sprinklers automáticos, medidas que visam melhorar a segurança diante da crescente adoção de veículos elétricos no Brasil. O país se consolidou como o maior importador de carros elétricos fabricados na China, intensificando a necessidade de normativas de segurança adequadas.