Diretora francesa ministra oficina teatral gratuita em Ipatinga
Evento integra a 3ª Conferência de Teatro da cidade e celebra os 40 anos da Companhia Corpo de Prova
Por Plox
18/09/2025 20h04 - Atualizado há 5 dias
A cidade de Ipatinga será palco de uma programação especial para os amantes do teatro. Entre os dias 18 e 21 de setembro, acontece a 3ª Conferência de Teatro de Ipatinga, organizada pela Associação Companhia de Teatro Corpo de Prova, que celebra quatro décadas de trajetória artística na região.
A abertura do evento está marcada para quinta-feira, dia 18, às 19h30, na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares. A ocasião será marcada pela oficina “Andersen – O Contador de Histórias”, conduzida pela renomada diretora francesa Brigitte Bentolilla, referência internacional no teatro contemporâneo. A entrada é gratuita.

A oficina e palestra integram a preparação para o novo espetáculo da Companhia Corpo de Prova, inspirado na vida e na obra do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de contos clássicos como \"A Pequena Sereia\", \"O Patinho Feio\" e \"A Roupa Nova do Rei\".
Brigitte Bentolilla acumula mais de três décadas de experiência como atriz, diretora e professora de teatro. Com formação acadêmica na Universidade de Aix-en-Provence, ela já dirigiu mais de 40 produções profissionais em países como França, Brasil, Angola e Guadalupe. Sua carreira inclui atuações em palcos icônicos como o Théâtre Gérard Philipe e a Comédie Française, além de participação no filme “Le Bal”, de Ettore Scola.
A Associação Companhia de Teatro Corpo de Prova, fundada em 1986 por Antonio Guarnieri, é reconhecida por sua forte atuação cultural em Ipatinga e no Vale do Aço. Com espetáculos apresentados em várias cidades do interior de Minas Gerais e do país, a Companhia já realizou montagens como “Santinhas do Pau Oco”, “O Auto da Compadecida” e “O Mercador de Veneza”. Também se destaca pela promoção de eventos de formação artística, tendo recebido nomes como a crítica Barbara Heliodora.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Ipatinga e da Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares.