A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), abriu oficialmente nesta quinta-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito, com uma blitz educativa na avenida Roberto Burle Marx. O evento contou com a presença do vice-prefeito Pedrão Freitas e representantes das polícias Civil, Militar e Municipal, Corpo de Bombeiros, Consurge, SEST SENAT, Instituto Raquel Barreto e a concessionária MG Motos.
Neste ano, a campanha traz o tema 'Desacelere. Seu bem maior é a vida', reforçando a importância de atitudes simples para reduzir a violência no trânsito, como respeitar limites de velocidade, usar cinto de segurança, capacete e evitar o uso de celular ao dirigir ou atravessar vias.
Durante a abertura, foram distribuídas mudas de árvores em alusão ao Dia da Árvore. A delegada Lívia Athayde destacou o papel da Polícia Civil na responsabilização de infratores e na prevenção de acidentes. Já o secretário de Segurança, coronel Warley Silva, enfatizou que desacelerar significa também ter mais paciência e tolerância no trânsito.
De junho até 11 de setembro, os registros mais frequentes em Ipatinga foram dirigir veículo segurando celular (187 infrações) e não utilizar o cinto de segurança (73 registros).
As atividades seguem até o dia 25, com blitze educativas e palestras em diferentes pontos da cidade, incluindo os bairros Iguaçu, Bom Retiro, Cidade Nobre, Canaã, Veneza II e Ferroviários. Também estão previstas palestras em instituições como a Legião da Boa Vontade e a empresa Vital.
A Semana Nacional do Trânsito em Ipatinga busca sensibilizar pedestres, motoristas e motociclistas para que adotem atitudes que salvam vidas, promovendo mais segurança e cidadania nas ruas.