Justiça decreta prisão de Beira-Mar, Marcinho VP e outros líderes do CV

Fernandinho Beira-Mar, Marcinho VP e mais 18 integrantes do Comando Vermelho são alvos de mandados por crimes como roubo e associação criminosa

18/09/2025 às 13:35 por Redação Plox

O Ministério Público do Rio de Janeiro teve a prisão preventiva decretada para 20 integrantes do Comando Vermelho (CV), entre eles nomes conhecidos do crime organizado como Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (18) pela 2ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).


Imagem Foto:Reprodução | CNN | Redes Sociais

Além deles, também foram denunciados Ricardo Chave de Castro Lima, conhecido como Fu da Mineira; Ocimar Nunes Robert, o Barbosinha; e Wilton Carlos Rabelo Quintanilha, o Abelha — este último ainda está foragido. Os acusados respondem por associação criminosa e participação em crimes patrimoniais, como o roubo e clonagem de veículos para revenda ou desmontagem.


Segundo as investigações, a estrutura criminosa era organizada em níveis: os líderes autorizavam ações, enquanto “batedores” vigiavam o movimento policial, “executores” realizavam os roubos, e outros membros se encarregavam de transportar os carros para comunidades controladas pelo CV.


Atualmente, Fernandinho Beira-Mar cumpre pena de 317 anos de prisão e foi o primeiro detento a ser transferido para o sistema penitenciário federal. Ele está custodiado desde 2006 em Catanduvas (PR), após deixar a sede da Polícia Federal em Brasília. O pedido de transferência foi feito pelo então Depen e aprovado por um juiz da 1ª Vara Criminal de Curitiba, cujo nome não foi divulgado por segurança.


Marcinho VP, condenado a 44 anos, também está em Catanduvas. Ele já chefiou pontos de tráfico no Complexo do Alemão, no Rio, e foi responsabilizado por crimes como homicídio qualificado e formação de quadrilha. Apesar de estarem no mesmo presídio, Marcinho VP e Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha — seu antigo rival —, não têm contato dentro da unidade de segurança máxima.


As autoridades do Rio de Janeiro apontam que Beira-Mar iniciou sua trajetória criminosa como “vapor” na favela Beira-Mar, em Duque de Caxias, e rapidamente ascendeu à posição de um dos principais traficantes de drogas do país.


Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a